Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Desporto constitui pauta nas Cimeiras da SADC

     Desporto              
  • Luanda • Sexta, 04 Agosto de 2023 | 17h12
Natação terá o quarto presidente de direcção
Natação terá o quarto presidente de direcção
Alberto Donga-ANGOP

Luanda - O Desporto tem sido elemento de pauta nas Cimeiras de Chefes de Estado e de Governos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cuja 43ª sessão decorrerá de 7 a 17 deste mês, em Luanda.

No conclave, durante o qual Angola assumirá a presidência rotativa da organização, espera-se que os aspectos do desporto sejam abordados com a pertinência de sempre, numa altura em que o país tem registado a ascensão no ranking dos Jogos da Região 5.  

Numa entrevista quinta-feira à ANGOP, em Luanda, onde abordou a evolução desta vertente social na comunidade, o director Nacional para os Desportos, Nicolau Daniel, disse esperar por reflexões em torno das políticas de desenvolvimento da SADC, criada em 1992.

De acordo com o responsável, desde a génese, os governos indicaram o Conselho Superior dos Desportos em África (CSSA) como o braço direito na questão da organização, dinamização e desenvolvimento nas cinco regiões existentes, sendo Angola integrante dos países da Região 5.  

Conforme o interlocutor, no CSSA fuguram os ministros que definem a estrutura do sector de cada país, dentro de uma estratégia e uma política de evolução visando, em primeira instância, a generalização desportiva no seio da Juventude.

Sublinhou que tal generalização é feita com base em determinados projectos definidos por cada Região, tendo como foco a institucionalização dos Jogos da SADC, disputados em cinco Regiõe (de um a cinco).

Nicolau Daniel explicou que os eventos desportivos nas várias Regiões estão voltados para os escalões de formação até 18 anos de idade, mas a ideia é que devem, igualmente, participar atletas com idades ainda mais inferiores como os Sub-14, permitindo contacto internacional mais cedo ao jovem talento.

Referiu que os Jogos da Região têm permitido que os atletas atinjam altos níveis competitivos e depois seleccionados para representarem os respectivos países em competições de escalões superiores como Campeonatos do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Afirmou que, além das provas, existe um Programa de Desempenho Para o Pódio (PPP) que consiste em conceder bolsas aos atletas que se destacam.

Segundo fez saber, o objectivo é que tenham uma preparação mais especializada visando boas participações a nível de outras provas de África, Mundial ou Jogos Olímpicos e Paralímpicos, prestigiando os respectivos países e a região.

Acrescentou que o programa funciona com a catalogação dos atletas para um acompanhamento sucessivo no quadro, não só da generalização, mas sobretudo de desenvolvimento desportivo.

ANGOLA

Indicou que Angola tem trabalhado com os atletas não só por via do projecto PPP, mas tabém com as federações nacionais para que, através das bolsas olímpicas, sejam seleccionados e catalogados os melhores talentos.

Referiu que o foco para esse projecto são modalidades individuais como o judo, a natação, o desporto adaptado, atletismo e ginástica que têm tido um desempenho muito grande.

Segundo o quadro do MINJUD, esta maneira de proceder de Angola tem sido partilhada em fóruns  próprios para que seja generalizada em toda região.

Neste sentido, por exemplo, adaintou que o MINJUD trabalha com as federações e essas com o Comité Olímpico Angolano (COA), por via de uma proposta indicando os atletas alvos.

De acordo com o entrevistado, o que o ministério de tutela faz é transmitir às federações os protocolos de cooperação entre os países da SADC, a nível desportivo, para que tirem proveito do conhecimento de outros membros mais evoluídos, muitas vezes com o apoio institucional.

 Fruto disso, referiu, verifica-se que a nível do atletismo, da natação e da ginástica existe, de facto, esse trabalho de cooperação na preparação dos atletas com países como a África do Sul e Botswana.

A nível de outras modalidades em que Angola está melhor, como o judo, que geralmente obtém medalha com maior parte dos seus integrantes, o desafio, de acordo com a fonte, é lutar para chegar ao primeiro lugar do pódio.

Nas últimas três edições, indicou que Angola levou uma delegação numerosa  em que  todos os atletas medalharam, mas é verdade que o desporto paralímpico, sobretudo o atletismo, também tem sido preponderante para a manutenção do segundo lugar do Ranking.

“Na última edição, no Malawi, todas as modalidades que levamos medalharam, até o taekwondo que participou para experiência”, reiterou.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é composta por 16 estados membros, Angola, Botswana, Comores, RDC, eSwatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Fundada em 1992, o órgão tem como missão promover o crescimento económico sustentável e equitativo, o desenvolvimento socioeconómico através de sistemas produtivos eficientes, cooperação e integração mais profunda, boa governação, paz e segurança duradoura.MC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+