Desporto deve ser factor de inclusão social-Teresa Ulundo

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 06 Abril De 2024    17h48  
Teresa Ulundo, Secretária de Estado para os Desportos
Teresa Ulundo, Secretária de Estado para os Desportos
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda -  A secretária de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo, afirmou hoje (sábado), em Luanda, que o desporto deve ser visto como um factor de formação e inclusão social.

Falando por ocasião da cerimónia de abertura do Open Internacional de Judo, no pavilhão Multiusos do Kilamba, cuja competição iniciou quinta-feira, afirmou que a actividade estimula a massificação e melhora a qualidade de vida de uma sociedade, bem  como contribui para o desenvolvimento económico de um país.

A governante, que esteve no acto, em representação do ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, recomendou dedicação aos participantes nacionais para o alcance de medalhas, o foco de qualquer atleta.

Teresa Ulundo frisou que a sua instituição manifesta a profunda gratidão à Federação Angolana de Judo e à Confederação Africana da modalidade, pela excelente organização pela segunda vez do OPEN Africano, em Angola.

Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Judo, Hermenegildo Santos, congratulou-se com todo apoio que o Ministério prestou para que o  evento fosse organizado no país.

Garantiu a confiança da Confederação Africana para que Angola continua a organizar o evento, com a mais alta qualidade, o que é característico deste país.

Já o representante da Confederação Africana de Judo, Ababacar Ngoma, manifestou o desejo de Angola organizar outras provas do calendário da instituição.

O também presidente do conselho de arbitragem da Confederação Africana frisou estar satisfeito pela forma como foi acolhido no país e como a Federação de Angola organizou a prova.

Participam do evento, 181 atletas de 21 países, em que 103 são angolanos.

A prova arrancou quinta-feira, com a competição de juniores, em que Angola arrecadou 36 medalhas, sexta-feira, na categoria de cadetes, os anfitriões recolheram 23 medalhas.

BSV/VAB/MC





+