Desporto comunitário junta vice do MPLA e agentes das modalidades

     Desporto              
  • Luanda • Sexta, 06 Setembro de 2024 | 21h18
1 / 3
Vice Presidente do MPLA, Luisa Damião
Vice Presidente do MPLA, Luisa Damião
Joaquina Bento-ANGOP
2 / 3
Presidente do Progresso do Sambizanga, Domingos Tomas
Presidente do Progresso do Sambizanga, Domingos Tomas
Bernardino Vicente-ANGOP
3 / 3
Antigo jogador da selecção nacional de basquetebol
Antigo jogador da selecção nacional de basquetebol
Walter dos Reis - ANGOP

Luanda - No âmbito da massificação dos desportos nas comunidades, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, auscultou hoje (sexta-feira), em Luanda, a direcção do Clube Progresso Associação Sambizanga (PAS) e um grupo de antigos praticantes de basquetebol.  

Do encontro, decorrido na sede do partido politico, o PAS encabeçado pelo seu presidente, Domingos Tomás, e o vice para o futebol, Fernando Mateus, apresentou a dirigente do MPLA, as dificuldades que o seu clube vive, desde que assumiu o cargo, para o quadriénio 2024-2028.

Em separado, Luísa Damião, também ouviu as preocupações dos ex-integrantes das selecções nacionais de basquetebol, que apresentaram algumas propostas, como a possibilidade de criação da futura Associação dos Antigos Praticantes.

Após audiências, o líder do grémio sambila, Domingos Tomás, afirmou à imprensa, que a reunião com a partidária foi proveitosa.

Esclareceu que, primeiro era para apresentar a nova direcção do Progresso, segundo para explicar as grandes dificuldades que o clube tem, bem como os programas e objectivos a cumprir.

Fundado no dia 17 de Novembro de 1975, o PAS assinala em 2025, cinquenta anos de existência, tal como a Independência de Angola, proclamada no dia 11, pelo facto solicitaram o apoio institucional ao partido político, que forma o Governo do país.

Sobre actual momento do Progresso, Domingos Tomas considerou que está no ano zero, para estruturação do clube, tendo 10 linhas de forças, no período 2024/2028, que centram-se, principalmente, na organização, recuperação das infra-estruturas e os recursos humanos.

Por sua vez, o antigos basquetebolistas Nelson Sardinha “Futuro”, em nome dos seus companheiros, afirmou que apresentaram à vice do MPLA questões humanitárias, como o de habitação, reformas após carreira desportiva na alta competição, planos de saúde, situações que afectam a classe, que muito deu em prol do país.

De igual modo, o também ex-secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), expressou a disposição do grupo em continuar a trabalhar para o desenvolvimento da modalidade.

Além de “Futuro”, fizeram ainda parte da comitiva, os antigos internacionais angolanos Miguel Lutonda,  Benjamim Avô, Aníbal Moreira, Walter Costa, Justino Vitoriano “Puna”, Mário Belarmino, entre outros. BSV/VAB

 





+