Luanda - O Comité Paralimpico Angolano (CPA) vai, ainda este ano, beneficiar de apoios provenientes dos Estados Unidos da América.
Segundo o presidente do CPA, Leonel da Rocha Pinto, que falava à imprensa, o apoio ainda não definido é uma garantia dada pela directora da diversidade e inclusão do Departamento de Estado dos EUA, que agora possui mais informações sobre o desporto adaptado feito por Angola.
Após o encontro quarta-feira com a responsável norte-americana, Gina Abercombie-Winstanley, o dirigente angolano afirmou ser uma satisfação mostrar o trabalho que se desenvolve no país, com resultados satisfatórios.
“Vamos agora fazer conforme a sua recomendação e apresentar projectos e os nossos planos de necessidades. Muito brevemente, as partes vão voltar a manter encontros, onde vão ser apresentados os projectos prioritários da instituição”, disse.
Quarta-feira, a delegação dos Estados Unidos da América presenciou demonstações de atletismo e futebol para amputados, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, actividade prestigiada pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa e pelo embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi.
O responsável do CPA falou ainda sobre o Centro de Alto Rendimento, que está a ser construído na província do Bengo.
“Este centro é um dos que vai ajudar muito no desenvolvimento do desporto e não só”, frisou, solicitando apoio ao empresariado para a ajudar o Estado para a concretização da empreitada.
A formação de mais treinadores e assistentes sociais, também será uma das apostas a ser solicitada, como forma de dar resposta a várias pessoas que diariamente solicitam o CPA, no sentido de atender todos aqueles que pretendem aderir à prática do desporto.
Nos últimos 20 anos, o desporto adaptado conquistou espaço na arena internacional com sucessivas conquistas de José Sayovo, em competições africanas, Campeonatos do Mundo e Jogos Paralimpicos.
Destaque também para a conquista do Campeonato do Mundo de futebol para amputados, incluindo a realização no país de várias provas internacionais.