Luena - Agentes desportivos na província do Moxico instaram, este sábado, o governo a investir na construção de espaços desportivos na região, com vista à profissionalização desta actividade social.
Intervindo numa caminhada de cinco quilómetros, nas artérias do Luena, para saudar o dia Nacional do Desporto, celebrado a 23 do corrente mês, sob o lema "mais saúde e mais desenvolvimento" agentes desportivos foram peremptório em afirmar que o crescimento e a profissionalização deste segmento continuam condicionado pela escassez de infraestruturas.
O analista desportivo Jacinto Calia Alia, entende que há necessidade de se desenvolver mais o desporto de sala, por via de construção e reabilitação de pavilhões, principalmente nas escolas, para a promoção do desporto.
Realçou a importância da prática do desporto no desenvolvimento da saúde mental e intelectual das pessoas, principalmente da juventude.
Na mesma perspectiva, o antigo futebol do FC Bravos do Maquis Simão Barros assinalou a determinação e entrega dos jovens para o crescimento do desporto na região, mas entende que esta actividade deve ser "requintada", com a construção de infraestruturas nas comunidades e torná-lo profissional.
Questionou a falta de quadras desportivas nos nossos bairros que vão surgindo na cidade do Luena, afirmando que as políticas desportivas devem estar em paralelo com o crescimento populacional.
Apesar desta carência, o presidente da Associação Provincial de Andebol, Timóteo Tchinene, destacou a evolução e a expansão das diversas modalidades na região.
Exemplificou que a modalidade que dirige já conta árbitros de nível nacional, bem como tem tido várias participações em campeonatos nacionais.
Por sua vez, o vice-governador para o sector Política, Económico e Social, Víctor da Silva, destacou a cultura desportiva vigente no país, que tem catapultado Angola na restrita lista de nações com mais títulos, destacando o Andebol e o Basquetebol.
Conforme o dirigente, o estado continua comprometido com a construção de infraestruturas, principalmente, em instituições de ensino para promoção do desporto escolar.
Víctor da Silva Incentivou a população a pautar pela prática do desporto, com vista a promoção da saúde física e mental, bem como fortifica a união nacional.
O Dia Nacional do Desporto em Angola foi instituído a 23 de Janeiro de 1980, em sinal de reconhecimento do papel que assume na sociedade, enquanto factor de integração e desenvolvimento humano. TC/YD