Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Desportistas no Huambo pedem mais infra-estruturas

     Desporto              
  • Huambo • Terça, 24 Janeiro de 2023 | 10h10
Huambo: Vista parcial do pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van Dúnem
Huambo: Vista parcial do pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van Dúnem
Aurélio Janeiro

Huambo – Desportistas da província do Huambo atravessam dificuldades de várias ordens por falta de infra-estruturas para massificação, expansão das modalidades e descobertas de novos talentos, soube a ANGOP, esta terça-feira.

A falta de recintos polidesportivos, principalmente, nas instituições de ensino público e privado, continua a ser uma das grandes preocupações dos responsáveis das associações desportivas desta região do Planalto Central de Angola.

Segundo os desportistas, que falava à ANGOP, por ocasião do Dia Nacional dos Desportos, a construção de infra-estruturas permitirá, para além da massificação e expansão das várias modalidade, recuperar as "gloriosas" conquista da província do Huambo.

O presidente da associação provincial de natação, Cláudio Yofina, disse que a modalidade carece de piscinas para a realização de competições internas e nacionais, não obstante o facto de obedecer aos patrões internacionais.

O dirigente associativo espera por uma maior interacção, entre as instituições locais, de modo a construírem piscinas, para ajudar na massificação e profissionalização dos atletas, que, por sua vez, têm treinado na praia fluvial do Cuando, periferia da cidade do Huambo.

José Castro, secretário-geral da associação provincial de judo, disse que, apesar das grandes conquistas alcançadas, os atletas debatem-se com dificuldades de várias ordens, com realce para a carência de infra-estruturas, material de combate e apoio financeiro para participação em competições regionais, nacionais e internacionais.

Referiu que a província do Huambo contínua ser o celeiro do judo no país, daí a necessidade da construção de mais infra-estruturas desportivas, para elevar, cada vez mais, o nome da região e do país além-fronteiras.

O presidente da associação provincial de atletismo, Cleofas Jorge, pediu a construção de uma pista  de corrida para a prática da modalidade, pois os atletas carecem deste importante investimento.

Explicou que, com a construção de uma pista de atletismo, serão realizadas as corridas de estafeta, de salto, de comprimento, de obstáculo, de blocos, meio fundo, velocidade e outras actividades essenciais.

Por seu turno, o secretário-geral da associação provincial de futebol, Pedro Caquinda, disse que as infra-estruturas existentes são insuficientes para atender a demanda de jovens praticantes, principalmente, no caso urbano.

Em resposta, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da província do Huambo, Jeremias Piedade, destacou a entrega de todos os desportistas federados e não só, apesar da carência de infra-estruturas, para prática do ténis, desporto motorizado, patinagem, hóquei em patins, entre outras.

Lembrou que a província do Huambo possui três pavilhões para o desporto de sala (multiusos e gimnodesportivos), campos escolares e dos bairros, para além dos estádios do Recreativo da Caála e do Ferrovia local, este último um pouco degradado.

O Dia Nacional dos Desportos foi instituído a 23 de Janeiro de 1980, por ocasião da criação das primeiras comissões instaladoras, que deram origem às federações desportivas e respectivas filiais.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+