Huambo - Quatrocentos desportistas, entre crianças e adultos, marcharam, este sábado, na cidade do Huambo, pelos ganhos alcançados ao longo dos 50 anos de Independência Nacional, principalmente, no domínio da massificação e desenvolvimento do desporto.
Trata-se de praticantes de futebol, boxe, futsal, basquetebol, judo, andebol, ciclismo, fisiculturismo, ginástica, hóquei em patins, jiu-jitsu, karaté, taekwondo, ténis de mesa, xadrez, desportos motorizados, tiro e pescas, assim como atletas paralímpicos.
Com um percurso de cinco quilómetros, a marcha enquadrou-se nas comemorações do Dia Nacional dos Desportos, assinalados a 23 do corrente mês, no contexto das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, sob o lema “Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
Iniciada no pavilhão gimnodesportivo da cidade Baixa e término o multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, os participantes percorreram as principais avenidas desta urbe.
Em declarações à ANGOP, o director do gabinete da Juventude e Desportos na província do Huambo, José Albano Manuel, enalteceu os esforços dos nacionalistas e dos desportistas que se sacrificaram em representar o país nas competições internacionais, para elevar a soberania angolana e a integridade territorial.
Valorizou o desempenho dos atletas no melhoramento técnico e profissionalização do desporto, cuja dedicação, ao longo dos 50 anos de Independência, se tornou num “trampolim” que impulsionou o desenvolvimento sustentável do país.
Reafirmou o compromisso do governo na massificação das modalidades desportivas, com o envolvimento directo dos empresários e da população, em geral, na promoção das condições sociais e no aumento das infra-estruturas adequadas para qualificação e pragmatismo táctico dos atletas. LT/ALH