Desistência do Real do Santo António complica objectivos do Ferrovia

     Desporto              
  • Huambo • Segunda, 19 Junho de 2023 | 13h42
Equipa do Ferrovia do Huambo
Equipa do Ferrovia do Huambo
Valentino Yequenha - ANGOP

Huambo – A desistência do Real Santo António da Lunda Sul do zonal de apuramento ao Girabola2023/24, anunciada no domingo, complicou os objectivos do Ferrovia do Huambo de regressar à competição, dois anos depois.

Os “locomotivas”, líderes da série B do zonal, desperdiçaram, no domingo, a possibilidade de se qualificar, de forma antecipada, ao Campeonato Nacional de futebol da I divisão, ao empatarem, na cidade do Cuito, província do Bié, com o Recreativo da Nharea, por 1-1, em partida pontuável à 8ª jornada, totalizando 17 pontos.

A desistência do Real Santos da Lunda Sul, anunciada pela direcção da agremiação desportiva, por questões financeiras, foi confirmada, esta segunda-feira, à ANGOP, pelo presidente do Conselho Técnico Desportivo da Federação Angolana de Futebol (FAF), José Neves.

Por conta desta desistência, a FAF, em conformidade com os seus regulamentos, irá retirar ao Ferrovia do Huambo, a única equipa que jogou e ganhou a formação do Saurimo, três pontos, referente a vitória, por 3-0, do jogo da sétima jornada da segunda volta.

A turma do Planalto Central, que passará a ter 14 pontos, com apenas um jogo pela frente, das duas jornadas em falta, está proibida de perder na sua deslocação à Malanje, no próximo domingo, para defrontar a União local, referente à 10ª e sua última partida na competição.

O conjunto da terra da Palanca Negra Gigante, terceira classificada, com nove pontos, tem a possibilidade de ascender à liderança da série, caso vença os dois jogos que ainda tem por disputar, o que pode tornar difícil a concretização dos objectivos do Ferrovia de regressar ao Girabola.

No jogo da primeira volta, referente à 5ª jornada, as duas equipas (Ferrovia do Huambo e a União de Malanje) empataram, por 3-3.

Os resultados da primeira volta, em que o Santo António da Lunda Sul perdeu todos, serão inalteráveis, por terem sido já homologados pela FAF.

O Ferrovia do Huambo, que foi despromovido do Girabola, na época 2020/2021, por uma sanção disciplinar, devido ao caso Vingumba, depois de terem ascendido a este escalão do futebol nacional, pela primeira vez, na época 2018/2019.

O Ferrovia do Huambo foi fundado a 1 de Dezembro de 1930. A agremiação mais antiga da província do Huambo movimentava, em meados da década de 70 do século passado, o futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ténis de mesa, natação, ténis de campo, xadrez e tiro aos pratos.

O clube possui infra-estruturas desportivas, como estádio de futebol, o mítico “Campo dos Kurikutelas”, quadra de basquetebol, andebol, voleibol, ténis e campo de tiro aos pratos, piscina olímpica, centro de estágio, restaurante, sala de cinema e salão de eventos. VKY/ALH

 





Notícias de Interesse

Agentes comunitários beneficiam de subsídios

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h38

Detido técnico do Censo por fraude em Caluquembe

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h37

Taça CAF: Bravos do Maquis apura-se para a fase de grupos

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 16h31

Energia eléctrica chega 10 mil famílias na Quibala

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 15h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+