Luanda – A segunda derrota averbada pela judoca angolana Diassonema Neide, nos circuitos mundiais, coloca em risco a sua qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), previstos de 23 de Julho a 8 de Agosto deste ano.
Segundo a sua treinadora, Antónia de Fátima "Faia", em declarações este sábado à Angop, a atleta precisa de somar vitórias em outros torneios e conquistar pontos para garantir presença em tóquio.
A técnica, ex-praticante da modalidade, comentava à derrota de Neide na quinta-feira por penalização, no “Grand Slam“ de Tel Aviv (Israel), diante da Italiana Verónica Toniolo.
Sublinhou que questões financeiras têm dificultado o acompanhamento presencial da judoca do 1º de Agosto. "tem sido difícil orientar a atleta via whatsApp, principalmente durante as competições, onde já não tem acesso a internet", acrescentou.
A treinadora disse ter conhecimento que o Comité Olímpico Angolano está com dificuldades decorrentes da crise financeira mundial e que o novo elenco da federação está ainda a organizar-se, mas na sua óptica o esforço deve ser redobrado para que a atleta participe nos jogos de Tóquio, "por ser um objectivo de nação".
”Não é fácil a Neide carregar este peso sozinha”, afirmou, referindo que passou por situações idênticas ao longo da sua carreira..
Faia, que participou nos Jogos Olímpicos de Atenas2004, Londres2012 e Rio de Janeiro2016, disse que o objectivo da sua “pupila” é sair do Ranking africano, onde ocupa a 34 posição com 1.657 pontos, para o mundial, permitindo, assim, que mais um representante angolano esteja no evento por via da quota continental.
Em Janeiro último, a campeã africana em título nos 57 quilogramas (Madagáscar2021), que beneficia de uma bolsa da Solidariedade Olímpica em França, participou no “Master” de Doha (capital do Qatar), onde venceu na primeira eliminatória a sul-coreana Jandi Kim, mas perdeu nos oitavos-de-final com a japonesa Tsukasa Yoshida.
Até a divulgação da lista definitiva dos candidatos com pontuação para os jogos nipónicos pela Federação Internacional de Judo, Neide deve participar em mais sete provas, com destaque para o ”Grand Slam” de Taskent (Urbequistão), de Antalya (Turquia), de Tbilisi (Geórgia), de Paris (França) e Campeonato do Mundo em Junho, na cidade de Budapeste (Hungria).