Luanda - O atacante Laurindo Aurélio “Depú” conquistou, este domingo, a “Bota de Ouro” da 23ª edição da Taça Cosafa, ao marcar 5 golos na prova, disputada em Port Elizabeth, África do Sul.
Hoje, no jogo em que Angola se sagrou “tetracampeã”, no Estádio Nelson Mandela Bay, mercê da goleada na final ante a Namíbia, o atleta do Gil Vicente, da primeira Liga Portuguesa de Futebol, marcou aos 44’, de grande penalidade.
O goleador dos Palancas Negras relegou para posições inferiores Muzeu (Namíbia), Youssouf (Comores), Alfândega (Moçambique) e Vidinho (Angola), todos com 3 golos.
Além dos tentos marcados nesta competição da região austral de África, o capitão da Selecção Nacional foi preponderante no auxílio ao técnico Pedro Gonçalves dentro das quatro linhas.
O Internacional angolano, de 24 anos de idade, que assinou em 2023 um contrato de três anos com o Gil Vicente, tem alternado entre presenças e ausências no combinado nacional, situação que pode ser melhorada agora com este feito na Taça Cosafa.
Nascido em Benguela, "Depú" foi formado no Electro Sport Clube do Lobito, com passagens pela Académica do Lobito, Recreativo da Caála, Sagrada Esperança e Petro de Luanda.
No jogo de hoje, marcaram ainda Pedro Bondo (11’), "Vidinho" (MVP da partida) duas vezes (57 e 67’) e Keliano (69’).
A Selecção Nacional soma agora quatro troféus da Taça Cosafa. Em 1999 derrotou a Namíbia, em 2001 o Zimbabwe e em 2004 a Zâmbia.MC