Luanda – A delegação angolana aos jogos da região V, composta por 163 pessoas, entre atletas e oficiais, segue domingo próximo, em voo da companhia aérea de bandeira TAAG, para Lilongwe (Malawi), palco do evento, a decorrer de 30 do corrente a 13 de Dezembro.
Na prova para atletas com até 19 anos de idade, Angola competirá nos torneios de atletismo olímpico e atletismo adaptado, basquetebol, futebol, ginástica, judo, natação, taekwondo e ténis.
Para o efeito, uma delegação constituída por quatro quadros do desporto nacional viaja, esta quarta-feira, para Lilongwe, visando preparar questões administrativas e logísticas para a recepção da comitiva, liderada pela chefe adjunta da missão, Telma Silva, em companhia de Júlio Pena e Wagner André, ambos funcionários do Ministério da Juventude e Desportos.
A ANGOP apurou que a Selecção Nacional de futebol será das primeiras a evoluir, no dia 2 de Dezembro. Os Sub-17 jogam, às 11h00, com a similar da África do Sul, no Estádio Civo, para a primeira jornada do Grupo B.
Angola encerra a disputa da fase de grupos, no dia 4 de Dezembro, às 11h00, diante das Ilhas Maurícias, referente à segunda jornada.
Já o taekwondo ainda desconhece o adversário da ronda inaugural. Esta Selecção Nacional é constituída pelos atletas Clinton Baptista (-62 kg), José Sozinho (-56 kg), Aminata Ngoma (-55 kg), Isabel Nlemvo (-62 kg), Luzia Madureira (-66 kg) e Marineth Fernandes (- 49 kg).
A Selecção Nacional realiza no dia 28 o exame de ressonância magnética (MRI) reservado, apenas, para jogadores de futebol, numa clínica de Lilongwe, apesar de já ter seguido procedimento idêntico, no dia 13, numa das clínicas do país.
O MRI é um método aprovado pela FIFA, usual para determinar a idade certa do jogador.