Luanda – Angola e mais 23 selecções qualificaram-se para a fase final da 35ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a realizar-se de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, no Reino do Marrocos, disputada que está a última jornada.
Angola, apurou-se antecipadamente de forma invicta para a competição com 14 pontos somados, fruto de quatro vitórias e dois empates, nos seis jogos disputados.
Totalizaram no geral, sete golos marcados e dois sofridos. Enquadradas no Grupo F de qualificação ao CAN do Marrocos´2025, os Palancas Negras venceram na 1ª jornada o Ghana, por 1-0, no Estádio Baba Yara, em Kumasi.
Na segunda ronda venceu o Sudão, por 2-1, e na terceira, o Níger (2-0), ambos no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
No jogo de resposta, Angola voltou a vencer na 4ª jornada o Níger (1-0), na cidade de Casablanca, em Marrocos, casa emprestada aos “nigerinos”.
Para a 5ª jornada, o conjunto orientado por Pedro Gonçalves empatou contra o Ghana (1-1), na capital angolana, e o Sudão (0-0), em Benghazi, na Líbia, pontuável à 6ª e última jornada.
Para a surpresa de muitos, foi a eliminação da selecção do Ghana, tetra campeã da prova continental (1963, 1965, 1978 e 1982), bem como da Guiné e Cabo Verde.
Os marroquinos terminaram em primeiro lugar no grupo B, à frente do Gabão, enquanto a Côte d´Ivoire, anfitriã e campeã da última edição, prova organizada em 2023, ficou em segundo, atrás da Zâmbia.
Moçambique foi o outro país dos PALOP 's (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), que se qualificou apenas na última jornada, após vitória na Guiné-Bissau (2-1).
O Mali liderou esse grupo, com os guineenses no 3.º lugar do Grupo I.
Cabo Verde também não se apurou, ao ficar na quarta posição do Grupo C com Egipto, 1.º colocado, Botswana (2.º) e Mauritânia (3.º).
No grupo A, Comores e Tunísia passaram, Nigéria, finalista vencida da última edição do torneio, e Benim, também se qualificaram no grupo D, à frente da Líbia.
Argélia e Guiné Equatorial garantiram a vaga no grupo E, assim como a República Democrática do Congo e Tanzânia, no grupo H, terminando à frente da Guiné, uma das desilusões desta fase de grupos.
Por fim, Camarões e Zimbabwe (Grupo J), África do Sul e Uganda (Grupo K), Senegal e Burkina Faso (Grupo L), terminaram no primeiro e segundo lugar, respectivamente, marcando também presença na fase final do CAN de 2025. IN/WR