Luanda - A necessidade da Região 5 encontrar outras fontes de financiamento, além das receitas dos membros e cotas dos Jogos, foi defendida pela Comissão de Finança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), liderada por Angola.
O facto foi apresentado pelo director Nacional dos Desportos, Nicolau Daniel, no terceiro dia do Fórum Desenvolvimento Desportivo da Região 5, que decorre na África do Sul.
Integrando à coordenação da Comissão de Orçamento, Finanças e Assuntos Legais, o dirigente angolano afirmou, hoje (quinta-feira), à Rádio 5, que esta visão visa evitar que o organismo dependa somente das receitas provenientes dos países membros e dos jogos da região.
Explicou que a medida tem igualmente como objectivo mitigar as dificuldades de alguns membros em cumprir com as suas obrigações.
Informou que durante o evento, também foi destacada a necessidade de maior colaboração entre as diferentes comissões, destacando a de marketing, para criação de estratégias e a materialização deste objectivo.
O último Fórum da Região 5 realizou-se em 2023, Livingstone, Zâmbia.
Fazem parte da SADC, Angola, Botswana, Comores, RDC, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. JAD/VAB