Luanda – Os tenistas Daniel Domingos e Mariana Costa sagraram-se hoje (quinta-feira), em Luanda, campeões nacionais de cadetes (Sub-16), em ambos os sexos, em jogos disputados nos courts do Kikuxi Villas Club (KVC), em Viana.
No sector masculino, o jogador do KVC conseguiu a proeza, ao vencer na final Justino Rodrigues (KVC), por parciais de 6-2 e 7-5, este último no “tiebreak”.
Para atingirem à fase derradeira da prova, os dois oponentes afastaram (quarta-feira), nos jogos das meias-finais, Roberto Matongo e Emerson Pedro (NJ), por parciais de 6-3, 6-1 e 6-4, 6-3, respectivamente.
Em feminino, Mariana Costa (KVC) derrotou, com alguma dificuldade, Ana Lemos (NJ), por 3-6, 6-4 e 10-7, depois de eliminarem Teresa Macaia (NJ) e Dandara Roque (BC), por 6-4, 6-2 e iguais 6-1, nas semi-finais do dia anterior.
Quanto aos pares, o triunfo coube a dupla Teresa Macaia/Ana Lemos sobre Mariana Costa/Vitória Ramos, por 7-5, 4-6 e 7-2, no “teabrek”, desempate.
Nos rapazes, Roberto Matondo/Emerson Pedro triunfaram sobre Daniel Domingos/Justino Rodrigues, por 6-2, 2-6 e 7-1.
Com a participação de perto de meia centena de jogadores das duas classes, em representação das províncias de Luanda, Benguela, Namibe, Huila e Lunda Norte, a competição é organizada pela Federação Angolana de Ténis (FAT).
Em colaboração com Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club, que cedeu os seus campos, o campeonato é motivo de algumas contestações por parte de treinadores e dirigentes das agremiações, em função da mistura nas partidas de jogadores de categorias muito inferiores.
A princípio, estava programada a realização de campeonatos de juniores separados, em sub-14, 16 e 18, o que até agora não veio acontecer, por suposta decisão do presidente da FAT, Platine Mendes, dada ausência de alguns jogadores do Kikuxi, que se encontram em Portugal. VAB