Luanda - O 1.º de Agosto revalidou, nesta sexta-feira, o título de campeão provincial de Luanda em andebol sénior feminino, ao derrotar o Petro Atlético, por 32-18.
No jogo da final, disputado no pavilhão da Cidadela, a formação “militar” vencia já ao intervalo por confortável 17-9.
Os dois clubes que se defrontaram novamente, nove dias depois, da vitória também do 1º de Agosto, na altura por 21-18, também para o provincial da capital, hoje, apesar do equilíbrio inicial, as “rubros e negras” mostraram outra cara.
Antes, no mês de Maio, as “tricolores” venceram as “militares” na Supertaça africana e Taça dos Clubes Vencedores das Taças, ambas provais decorridas na cidade do Cairo (Egipto), o que fazia antever o início de um novo ciclo nas hostes do grupo do treinador Vivaldo Eduardo.
Nos últimos 15 minutos, o Petro ficou sem marcar qualquer golo, durante cinco, acompanhados de erros técnicos, aproveitados na finalização pelo 1º de Agosto, que cavou uma margem segura ao intervalo.
Na segunda parte, as agostinas mantiveram a dinâmica de jogo no marcador, deixando a sua adversária sem muitas soluções, sempre que estivessem na posse da bola.
Sem pressão ou insistência das oponentes, as “militares” rodaram a sua segunda equipa, que manteve o mesmo ritmo e terminar de forma tranquila.
Helena Paulo, do 1.º de Agosto, autora de sete golos, foi a jogadora mais valiosa da final (MVP) da final.
A partida foi presenciada pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, que entregou o troféu à equipa vencedora.
Na classificação, depois do 1.º de Agosto (1º) e Petro (2º), seguem-se o 1.º de Agosto B (3), Maculusso (4º), Sporting de Luanda (5º), Progresso Sambizanga (6º) e Hadja FC (7º).
Após esta prova luandense, segue-se o Campeonato Nacional, a decorrer ainda este mês, na província do Namibe.WR/VAB