Luanda – O 1.º de Agosto pode voltar a liderar o Campeonato Nacional de futebol “Girabola2022-23” em caso de vitória, sábado, diante do Recreativo do Libolo, numa prova onde tem alternado a posição com o Petro de Luanda, a última das quais registada na 22ª jornada.
O desafio com o Recreativo do Libolo (8º com 25), a partir das 15h00, em Calulo, é pontuável para a 22ª jornada da competição nacional.
Estas duas equipas do futebol nacional, o Petro com 16 títulos e o 1.º de Agosto com 13, têm sido as principais titulares das duas primeiras posições de pódio, depois de já terem experimentado esse sabor, ainda que à condição, o Interclube (actual 4º com 37 pontos) e o Wiliete de Benguela (5º com 30).
Presentemente com 42 pontos, na segunda posição, a prova é liderada pelo Petro, com 44.
A equipa “militar” deve aproveitar o adiamento da partida entre o Petro de Luanda e o Sporting de Cabinda (11º/20 pts), devido o envolvimento dos “tricolores” na Liga dos Clubes Campeões Africano, onde recebe sábado o Wydad de Marrocos, para 4ª jornada do grupo A, no estádio 11 de Novembro.
Em 19 jogos, o 1.º de Agosto somou 13 vitórias contra três do Libolo. Pelo meio regista-se três empates.
Na primeira volta a turma do ”rio seco” venceu por 2-1, na 7ª ronda, em Luanda.
Na jornada anterior, os “rubros e negros” venceram no Uíge o ASK Dragão (3-0), enquanto os “libolenses” perderam, em casa, diante do Petro (1-2).
Emparceiramento completo da ronda:
Sábado
Desportivo da Lunda Sul - Wiliete de Benguela (Estádio das Mangueiras, 15h)
Sagrada Esperança - ASK Dragão do Uíge (Estádio Sagrada Esperança, 15h30)
Académica do Lobito - Desportivo da Huíla (Buraco, 15h30)
Recreativo do Libolo - 1.º de Agosto (Calulo, 15h)
Domingo
Sporting de Benguela - Isaac de Benguela (Municipal, 15h30)
Santa Rita de Cássia - Interclube (4 de Janeiro, 15h)
Petro de Luanda - Sporting de Cabinda (adiado). JAD/VAB