Luanda - Com golo solitário de Obed, o 1.º de Agosto alcançou, este domingo, em Luanda, a primeira vitória no Campeonato Nacional de futebol (Girabola2023/24), diante do Recreativo do Libolo, por 1-0, em jogo da terceira jornada, disputado no estádio dos Coqueiros.
Depois de dois empates nas rondas anteriores, o tento solitário da formação “militar” foi obtido aos 25 minutos, com o avançado congolês a aproveitar um cruzamento de Hossi.
Trata-se de um resultado semelhante ao que o vice-campeão nacional obteve no primeiro triunfo, na edição transacta (2022-23), uma jornada antes ( 2ª), superando o FC Bravos do Maquis, na capital.
Da parte do Libolo, que ainda não pontuou na competição, regista-se um início negativo, comparativamente a temporada passada, pois na altura já levava 5 pontos, fruto de um triunfo na estreia e dois empates seguintes.
Este domingo, no início da contenda, os “militares” começaram a impor-se na partida desde muito cedo, com uma jogada em que Mabelele, a entrada da área, chutou forte mas com a bola a embater num contrário.
No seguimento da mesma jogada, o atacante Obed quase finalizou, com um toque de cabeça levando a bola a passar a centímetros da parte superior da baliza do Libolo.
A turma agostina estava lançada ofensivamente, remetendo o adversário a constantes missões defensivas. Desta, Aguinaldo conseguiu fazer roçar a bola ao travessão da baliza de Fani, aos 10 minutos.
O Libolo reagiu, e numa jogada individual Andeloy, do meio campo, tentou surpreender o guarda-redes Neblu, com um chute forte a figura de um jogador contrário.
Noutro ataque "libolense", Kibuata, após uma combinação com Andeloy, rematou a "queima roupa", sem o efeito desejado.
Minutos depois, foi a vez do atacante Caneta, que, isolado, atirou à figura de Neblu. Em resposta, no contra-ataque, Hossi cruzou para a área oposta, com Obed a levar a melhor, ao empurrar a bola para o fundo da baliza do oponente, colocando em vantagem do 1° de Agosto (1-0), aos 25 minutos.
No reatamento, houve vários momentos, principalmente da parte do Libolo, que tentou inverter a situação, numa das quais Gelson, aos 88 minutos, de muito longe, obrigou Neblu a socar para canto.
Do lado do 1º de Agosto, o ala Mano, que rendera Mabele, criou inúmeros perigos na ala direita, mas, era constantemente travado em falta, obrigando o árbitro Chitano Francisco a usar em cinco ocasiões os cartões amarelos.
Com este resultado, o 1º de Agosto soma 5 pontos, na oitava posição, ao passo que o Libolo é último, sem pontuar.
Na próxima jornada, o 1º de Agosto defronta o Interclube, no dia 18, no estádio 22 de Junho (15h30), na capital do país, enquanto o Libolo recebe, no mesmo dia, o Santa Rita de Cássia do Uige (15h). JAD/VAB/VM