Luanda - O 1º de Agosto marcou hoje (sábado), em Luanda, a estreia do Estádio França Ndalu, com empate diante do Wiliete de Benguela, por 1-1, em jogo da 9ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2023/24).
Neste “baptismo do seu novo recinto, a equipa “militar” abriu o marcador por intermédio de Obed, aos 26 minutos, tornando-se no primeiro jogador a marcar no antigo Quartel das Comunicações, no bairro do Cassequel, em partida oficial, mas os visitantes restabeleceram a igualdade por Jiresse (70´).
Ainda do desafio, os anfitriões tiveram uma entrada triunfal, com o avançado Obed a colocar a bola por cima da baliza de Nsesani, logo aos dois minutos.
O Wiliete reagiu rápido no ataque, volvidos 10 minutos, Ning num lance à entrada da área foi derrubado por um opositor, mas o árbitro Nelson da Silva mandou seguir a jogada, em que o atacante clamou em vão por grande penalidade.
Decorridos 19, os caseiros voltaram a estar perto do golo inaugural, num lance em que Dagó frente a frente com o guarda-redes desviou de cabeça para cima, um cruzamento protagonizado por Hossi.
O mesmo Hossi tornou a fazer uma arrancada individual e isolou Obed, que, na sequência de um passe de rotura, não deu hipótese de defesa à Nsesani e rematou para o fundo da baliza, elevando a equipa militar em vantagem (1-0).
Na sequência, os agostinos assumiram o domínio da partida, submetendo a equipa adversária a sucessivas missões defensivas, com diversos lances que ora apareciam Vingumba, Hossi, Dagó e Mabele.
Volvidos 40, após um triângulo, Obed cruzou para Dagó que teve perto de fazer o segundo mas, cara a cara com Nsensani atirou para cima, mantendo-se o 1-0, ao intervalo.
No reatamento, registaram inúmeras confusões no rectângulo de jogo, jogadores de ambas equipas caíam constantemente e as decisões do árbitro criavam alvoroço entre os adeptos nas bancadas.
Ainda assim, o Wilieite aproveitou um lance confuso, aos 70, com Jiresse a marcar o tento da igualdade (1-1).
Já caído, o atacante da equipa de Benguela teve tempo de desviar para o fundo das redes um passe do companheiro Naigel, anulando aquela que vinha sendo um festejo vitorioso, na abertura do estádio França Ndalu, para o Girabola.
Após este período, notou-se outro momento de muita agitação, um adepto “agostino” até entrou no rectângulo de jogo para agredir o juiz da partida, tendo sido evitado pelos jogadores da equipa da casa.
Com este resultado, o 1º de Agosto ocupa a nona posição, com 10 pontos, enquanto que o Wiliete é o quinto, com 12. JAD/VAB