Lubango - Duzentas 50 crianças praticantes de basquetebol e afectas a diferentes clubes da província da Huíla foram, no sábado, capacitadas em matérias ligadas à modalidade por instrutores da National Basketball Association (NBA), numa iniciativa da empresa de telefonia móvel Africell.
O campo de treinamento “Jr. NBA linic with Africell”, em parceria com a NBA África, juntou crianças dos Sporting, Benfica do Lubango, HEJA, Ferrovia e Desportivo da Huíla, além dos colégios Paula Francinete e do Núcleos da Chibia e Humpata, visando a massificação do Basquetebol.
Em declarações à ANGOP, o proprietário de uma das empresas agente e parceira da NBA, Victor Muzadi, disse ser uma actividade desenvolvida pela Africell e cooperação com a NBA África, no âmbito dos seus programas de massificação e responsabilidade social, tendo sido escolhida a cidade do lubango para a realização da primeira de muitas outras actividades.
Detalhou que a sua empresa colabora com a NBA (Associação Americana de Basquetebol) em actividades desportivas e algumas de responsabilidade social, sendo que para a Huíla veio um técnico de competição "três para três" e em cinco horas conseguiu-se envolver atletas, treinadores e oficiais de mesa.
Afirmou que foram passados conhecimentos básicos sobre o basquetebol, como condicionamentos físicos, intrusão e aproveitamento de espaço.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Cruz AleIxo, enalteceu o apoio do governo da Huíla ao projecto, e disse esperar por mais encontros do género, por ter sido significativo o envolvimentos das centenas de crianças em treinos com instrutores qualificados.
“É uma coisa extraordinária e esperamos que estes atletas tenham captado os ensinamentos, porque o ABC do basquetebol quando é ensinado é para sempre, praticando em todos os escalões em que se estiver inserido”. BP/MS