Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CPA aposta em novas modalidades até 2028

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 12h33
Presidente do Comité Paralímpico, Leonel da Rocha Pinto
Presidente do Comité Paralímpico, Leonel da Rocha Pinto
Joaquina Bento - ANGOP

Luanda – O Voleibol Sentado e Goalball serão das apostas do Comité Paralímpico Angolano (CPA) para o quadriénio 2024/2028, de acordo com o presidente da instituição, Leonel da Rocha Pinto.

O líder cessante e candidato à sua própria sucessão apresentou terça-feira, em Luanda, o seu programa de acção para os próximos quatro anos, em conferência de imprensa.

O voleibol sentado é uma modalidade para deficientes com dificuldades na locomoção, enquanto o goalball, para atletas visuais, esta última faz parte dos Jogos Paralímpicos.

O programa do CPA prevê, igualmente, o lançamento do futebol de 5 e 7 para pessoas com deficiência visual, o futebol para amputados em feminino e o Mão-bol.

Leonel Pinto referiu-se ainda sobre a reativação da natação, um projecto que já esteve em execução, mas foi interrompido para maior mobilização e o cadastramento de jovens.

Outra prioridade de continuação é a reativação do programa de desenvolvimento designado “Projecto Criança”, cujo objectivo é fomentar o desporto no seio de crianças e adolescentes.

Implementado há mais de cinco anos, o projecto não vingou, entre outras razões, por falta de financiamento.

Um dos grandes objectivos alcançados nos últimos quatro anos é a construção do Centro de Treinamento e Alto Rendimento “José Sayovo”, em construção na localidade de Bucula, província do Bengo.

O responsável garantiu, tal como o Presidente da República, João Lourenço, na sua mensagem à nação, terça-feira, que o imóvel polidesportivo será inaugurado no próximo ano.

Para ele, a existência da infra-estrutura permitirá a realização de políticas de desenvolvimento com base na iniciação desportiva, formação de técnicos, de formadores, entre outras áreas afins, até agora difíceis de concretizar.

Enquanto instituição voltada ao desporto e inserção da pessoa com deficiência na sociedade, o CPA continuará a aposta em acções que permitam o  auto emprego, em colaboração com o INEFOP para cursos de formação profissional.

Neste novo mandato, o também presidente de direcção da Federação Africana de Futebol para Amputados (FAAF, sigla em inglês) disse que irá incentivar e apoiar a criação de associações províncias onde ainda não existam.

A sua ideia, como disse, é descentralizar e permitir que cada associado crie bases de desenvolvimento com apoio dos Governos locais e diminuir a dependência do órgão central (CPA).

 A lista candidata de Leonel da Rocha Pinto, contas 19 nomes, com destaque para a presidente da Mesa da Assembleia-geral e Maria Macedo Rodrigues, vice-presidente de direcção.

Constam ainda o antigo recordista paralímpico, José Sayovo, o presidente do conselho fiscal, Joaquim Muaximica, o presidente do conselho de disciplina, Joaquina Quintas e o presidente do Conselho Jurisdicional, Sandro do Rosário.

Após o início da campanha, de acordo com as datas estabelecidas pela Comissão Eleitoral, liderada pelo quadro do Comité Olímpico Angolano, Domingos Torres "Didi", o pleito eleitoral realiza-se no dia 17 de Novembro próximo. BSV/MC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+