Luanda - Cinco nadadores constituem o principal destaque da Selecção Nacional de natação pura e águas abertas, visando o Campeonato Africano absoluto, a disputar-se de 30 a 4 de Maio, na piscina do Alvalade, em Luanda.
Trata-se dos atletas Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Lia Lima, N’hara Fernandes e Maria Freitas, os únicos nadadores a nível nacional com hipótese de qualificação para os Jogos Olímpicos deste ano, em Paris.
Os cinco atletas são os mais experientes do grupo,além de que integraram o combinado nacional que ficou em terceiro lugar na edição de 2021, em Accra, no Ghana, com a conquista inédita de seis medalhas de bronze, numa única edição.
Salvador, a actuar na Suécia, e Henrique, na Inglaterra, assumem a primeira e segunda posição do ranking nacional, enquanto em femininos ocupam o pódio Lia, N’hara e Maria. As três “militam” em equipas portuguesas.
A lista divulgada esta segunda-feira, conta ainda em masculinos com Djamel Pires, Janel Tati, José Cochofel, Enzo Anjos, David Padre, Luyane Costa, Yano Elias e Sebastião Vika, todos do campeonato interno.
Já na classe feminina, destaca-se, também, Rafaella Santos (evolui nos EUA), Carlota Silva (Portugal), bem como Nyriam Morais e Rhanya Santo (nadam no país).
Yano Elias, Luyane Costa, David Padre, Sebastião Vika bem como as irmãs Rafaela e Rhanya Santos constituem o grupo para as provas de águas abertas.
O conjunto nacional será orientado por Artur Henrique (também coordenador das selecções) coadjuvado pelos treinadores Ivan Matos, Maria Andrade e Haleto Dala.
Os veteranos Pedro Pinotes, Daniel Francisco, João do Duarte (masculino) e Catarina Sousa (feminino) estão indisponíveis, segundo a convocatória a que a ANGOP teve acesso, nesta segunda-feira.
JAD/MC