Luanda – Vinte e um atletas (atletismo adaptado) foram hoje (segunda-feira), em Luanda, convocados para provas qualificativas de Angola, aos Jogos Paralímpicos de Paris (França), em 2024.
De acordo com uma nota do Comité Paralímpico Angolano (CPA), a que Angop teve acesso, os representantes do país vão participar no Meeting de Tunis (Tunísia), de 2 a 9 de Fevereiro , e de Marrocos, este de 5 a 12 de Março.
A Selecção Nacional vai se concentrar, às 10h00, do dia 5 de Janeiro de 2023, na sede do CPA, na Cidadela Desportiva, na capital do país.
Eis os convocados:
Emiloide Adelino (Da Província do Namibe), Juliana Moko (Benguela), Regina Dumbo (Huambo) e Beatriz Cativa (Cuanza Norte), que são da classe de T11 cegueira total, em femininos
Também Adelino Soma (Huambo) e Jeremias Soma (Huambo), da classe T11 cegueira total, em masculinos.
Na classe T12 atletas de baixa visão ou cegueira parcial, estão representados por Soraia Cacau (Luanda), em femininos. Nos masculinos, constam Olíveira André (Malanje), Paulão Adelino (Namibe) e Marcelino Návio (Malanje).
Em T13 atletas com alguma dificuldade visual, está o atleta da província do Moxico, Jorge Pacheco.
Nos T46 e T47, atletas amputados os membros superiores, são Manuel Jaime (Cuanza Norte ), Sabino Chipesse (Bié) e Chaves Gomes (Bengo).
Quanto aos guias, estão compostos por José Haypapa (Namibe), Abel Santos (Cuanza Sul), Adão Soares (Malanje), Dorivaldo Mateus (Cuanza Norte), Emilio de Oliveira (Huambo), Abraão Sapalo (Benguela) e Pierrot Ngoyo (Huambo).
A equipa técnica é constituida por José Manuel (Treinador principal), Domingos Sapalo (Treinador Adjunto), Constância Tomas (Fisioterapeuta), Pedro Albuquerque (Médico) e Jaime Chilala (Chefe da Delegação).