Saurimo - As obras do estádio de futebol de Saurimo, província da Lunda-Sul, paralisadas há mais de oito anos, por questões financeiras, vão retomar em 2025, anunciou recentemente, o governador local, Daniel Neto.
As obras do futuro estádio, localizado no município do Muangueji, em Saurimo, tiveram início em 2013, tendo o empreiteiro já concluído, até 2015 as fundações e/ou as bases.
Discursando na tradicional cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o governante informou que a empreitada foi inscrita na carteira de projectos do Ministério da Juventude e Desportos, no quadro do Orçamento Geral de Estado para o exercício económico 2025.
O futuro estádio, com duas bancadas, para 25 mil espectadores, vai ter um campo da categoria IV, em conformidade com as recomendações da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), para a prática da modalidade.
A infra-estrutura vai dispor, entre outros compartimentos, de quatro balneários para os atletas, sala de emergências médicas, de controlo, anti-doping, zona para os órgãos de comunicação social, estúdios de TV e Rádio, para além de áreas técnicas.
Sem revelar o orçamento da empreitada e a data previsto para o reinício das obras, Daniel Neto sublinhou que as vitórias alcançadas pelo Desportivo da Lunda-Sul, clube da primeira divisão do futebol angolano, tem impulsionado o Governo a continuar a investir em infra-estruturas desportivas na região.
Actualmente, o município de Saurimo conta com um estádio com capacidade para sete mil espectadores (palco dos jogos oficiais do Desportivo da Lunda-Sul) e um campo comunitário, no bairro Santo António, que está a beneficiar de obras e colocação de relva.
No interior da província, as equipas utilizam campos pelados para a realização de campeonatos locais.MG/JW/HD