Viana - Constantino Cambule, da equipa Populares do Huambo, com 26 minutos e 33 segundos, venceu os 10 quilómetros da Corrida Pedestre São Silvestre de Viana, prova que contou com 505 participantes.
Em segundo lugar ficou David Inácio, do Petro de Luanda (com 26 minutos e 44 segundos), enquanto Simão Manuel, do Bicho do Mato com 26 minutos e 51 segundos, foi o terceiro, na prova de sábado. O primeiro classificado recebeu 500 mil kwanzas, o segundo 400 e o terceiro 300.
Na classe feminina, Josefina Baptista, do Caminhando do Kilamba, ficou em primeiro lugar, com o tempo de 31 minutos e 45 segundos, Joana Vicente, individual, na segunda posição, com 32 minutos e 34 segundos, e Margarida Tchikuenje, do Novos corredores, em terceiro lugar, com 32 minutos e 47 segundos
Nos paralímpicos, Domingos Paulo, em masculino, com 27 minutos e 37 segundos, foi o primeiro, seguido de Manuel Quime e João Feliciano, com 28 minutos e 52 segundos e 33 minutos, e 25 segundos, respectivamente.
Já na classe feminina, Helena Quintas, com 39 minutos, foi a vencedora, seguida por Anita Ngueve, que fez 40 minutos e 05 segundos, e Salomé Augusto com 40 minutos e 06 segundos.
Na prova dos mais velhos, Guilherme Tomás, com 53 minutos e 30 segundos, ficou em primeiro lugar em masculinos, enquanto em feminino, chegou a meta Edna Chapulo, com 55 minutos e 10 segundos.
A prova partiu às 17h00 do retorno junto à bacia do Coelho, na Estrada Nacional 230, passando pelas ruas Hoji Ya Henda e 11 de Novembro, terminando no Largo 10 de Dezembro, frente a Admnistração Municippal de Viana.
O evento, que vai na sua quinta edição, destacou-se como uma oportunidade para promover a saúde, a coesão e o dinamismo do município.
Em declarações à imprensa no final da corrida, o director municipal de cominucação social de Viana, Januário Damião, sublinhou a importância da iniciativa para o engajamento da juventude e o fortalecimento da identidade cultural da circunscrição.
Segundo ele, este tipo de iniciativa fortalece o espírito desportivo do município e o seu ambiente festivo de fim de ano.
A corrida teve a participação de atletas federados e não federados das provincias do Bengo, Huambo, Cuanza Sul, Bié, Huíla e Luanda.FCC/HDC/VAB