Luanda - O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) enaltece o angolano Bastos Quissanga pela conquista histórica do Brasileirão e da Taça Libertadores da América, ao serviço do Botafogo do Brasil.
Numa nota chegada à ANGOP, esta terça-feira, em Luanda, o ministro Rui Falcão, em nome do Governo, escreve que o defesa central, um filho de Angola, não só brilha no Botafogo como demonstra trabalho árduo.
Os feitos do atleta formado no Petro de Luanda demonstram como a paixão pelo desporto pode romper barreiras e alcançar feitos extraordinários.
O documento do MINJUD refere que o sucesso do defesa central não é apenas uma vitória individual, mas um testemunho da força e do talento que os jovens angolanos possuem para brilhar em qualquer palco do mundo.
“A sua jornada, desde os campos de Angola até à elite do futebol sul-americano, é uma inspiração para toda a juventude angolana”, lê-se na comunicação do órgão de tutela do desporto nacional.
Rui Falcão considera que a reconquista de Bastos da posição na selecção nacional, após um longo hiato, e as vitórias alcançadas este ano são provas do seu espírito de luta e compromisso inabalável com o desporto.
Bastos Quissanga, 29 anos de idade, conquistou no último fim-de-semana o Campeonato Nacional do Brasil, o “Brasileirão”, com 79 pontos, mais seis que o Palmeiras, segundo da geral.
No mês de Novembro conquistou a Taça Libertadores numa final histórica. O Botafogo venceu o Atlético-MG, por 3-1, no Estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires (Argentina).
Depois de uma época em que se revelou indispensável no sector defensivo do clube brasileiro, o angolano lesionou-se recentemente e não tem participado , em campo, nas duas últimas importantes conquistas.
Durante os festejos da conquista do título nacional, foi visível o carinho como o defesa é tratado e ficou notável o abraço com o seu treinador Artur Jorge que apostou nele depois de na época transacta ter alternado a titularidade.WR/MC