Ondjiva – O secretário-geral da Associação Provincial de Futebol APF no Cunene, Belchior Vasco, afirmou esta segunda-feira, em Ondjiva, que a conquista da Taça COSAFA 2024 reanima a confiança dos adeptos pelos Palancas Negras.
A selecção angolana conquistou, domingo, a quarta Taça COSAFA, após uma goleada de 5-0 infligida à Namíbia, na final disputada no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, África do Sul.
Em declarações à ANGOP, Belchior Vasco, disse ter sido uma conquista merecida por tudo aquilo que a selecção fez, fruto do trabalho e estratégia do treinador Pedro Gonçalves, em alinhar com um 11 constituído por jogadores jovens.
Afirmou que os atletas mostraram determinação e espírito vencedor em campo, apenas olhando os cinco jogos disputados venceu quatro e empatou um com a congénere da Namíbia, indicadores animadores em alta competição.
“Os resultados animam os amantes do futebol de Cabinda ao Cunene, na certeza de que com mais apoio a nossa selecção estará à altura de vencer qualquer adversário e conquistar pela primeira vez o CAN 2025”, referiu.
Os golos dos Palancas Negras foram apontados por Pedro Bondo 12', Depú 44' (P) Vidinho bisou 58, 67', e Keliano 70'.
O melhor marcador da COSAFA 2024 foi Depú, com cinco golos rubricados.
Angola já venceu a Taça COSAFA em 1999, quando derrotou a Namíbia, em 2001 bateu o Zimbabué e em 2004 deixou cair a Zâmbia.PEM/LHE/WR