Luanda - O secretário de Estado para os Desportos, Paulo Madeira, afirmou, hoje (sábado), em Luanda, que o Complexo Paralímpico “José Sayovo” será para atletas de excelência e com maior progressão, visando melhoria de resultados internacionais.
Falando à imprensa, na 1ª edição do Festival do Desporto Adaptado e o fecho do “Dia Nacional do Desporto”, assinalado a 23 de Janeiro, o dirigente referiu que o complexo servirá para exponenciar e aumentar o resultado de rendimento dos atletas paralímpicos, a nível internacional.
Acrescentou ser da responsabilidade ministerial para com o desporto nacional, extensiva ao desporto adaptado, comemorar o 36º aniversário do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), interagindo com os paralimpicos.
Pela sua dimensão e importância, o responsável reiterou a escolha da actividade do Comité Paralímpico Angolano (CPA), para encerrar as festividades dos 36 anos do ministério, com realce para o movimento paralímpico, que este ano receberá o Centro de Alto Rendimento “José Sayovo”, em construção na província do Bengo.
O secretário de Estado considerou uma acção clara, para o comprometimento do país e do Executivo, de forma que os processos de integração social ocorram e continuem a desenvolver.
No entanto, esclareceu que nem todas as modalidades do CPA serão transferidas para este recinto, mas, terão de continuar a acontecer dentro do meio em que se encontram inseridas.
Por sua vez, o secretário-geral do CPA, António da Luz, explicou que o complexo está a ser preparado para a denominação de um centro multiuso e multidisciplinar, com maior probabilidade de concentrar os atletas das selecções nacionais.
Quanto aos vários concorrentes do atletismo no festival, decorrido no Estádio dos Coqueiros, admitiu que já estão a produzir os futuros praticantes, para os Jogos Paralímpicos´2032, com sede na cidade de Brisbane (Austrália).
Também prevê incluir o movimento desportivo para os deficientes auditivos (surdos), sendo que o festival correspondeu com as expectativas, por acolher diversos atletas oriundos das outras províncias do país.
Em comemoração dos 50 anos de Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo, António da Luz frisou que vão deslocar-se, em Junho, a província do Cuanza Norte, para uma actividade inclusiva.
A seguir, o comité realizará um jogo inaugural do centro, tendo como convidados as selecções da Polónia e Turquia, para encontro internacional de futebol para amputados. IN/VAB