Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Com antigos ou novos actores - clássico é clássico

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 15 Abril de 2023 | 07h26
Clássico entre 1.º de Agosto e Petro-Arquivo
Clássico entre 1.º de Agosto e Petro-Arquivo
António Escrivão

Luanda - Longe do plantel galático que cada uma ostentava na época de 80/90, o jogo entre Petro de Luanda e 1.º de Agosto continua sendo o clássico mais apetecido do Campeonato Nacional de futebol.

Domingo será dia de fortes emoções, quando estes contendores se defrontarem, a partir das 16horas, no estádio 11 de Novembro, na capital Luanda, pela 85 ª vez no histórico da competição, iniciada em 1979.

Sem Jesus (Petro) e nem Ndunguidi (1.º de Agosto)  astros que, entre outros, fizeram moda no futebol angolano e africano, outros actores se destacam na actualidade como, por exemplo, Gilberto, pelo primeiro e Melono Dala, pelo segundo.

Se o 11 de Novembro registará lotação esgotada como ocorria no estádio da Cidadela, essas são contas de outro rosário, estando também em causa análises subjectivas como a questão da proximidade entre o recinto e às comunidades.

O Petro lidera a prova com 53 pontos, contra 51 do 1.º de Agosto, sendo que um triunfo do primeiro proporcionará à fuga na classificação. O inverso, significará abandono da primeira posição.

Trata-se, também, de uma partida de revanche, depois da vitória da equipa do “R/20“ na primeira volta, por 1-0.

Numa estatística a partir de 2006, o 1.º de Agosto venceu em 16 ocasiões, contra dez 10  do Petro. Regista-se nove empates.

Nem vale apena o pensamento ater-se aos triunfos com números expressivos porque sobre isso nada há a dizer: goleadas de 6-2 e 6-0 para o Petro dissipa qualquer dúvida sobre quem é quem neste quesito.

Sem os números de outros tempos, nos últimos três duelos entre si, os “militares“ venceram( 1-0) na 10ª jornada da presente temporada e empataram no Girabola transato, por 1-1 e 2-2.

As duas formações totalizam  29 títulos, sendo 13 para  o 1.º de Agosto, o último conquistado em 2019, contra 16 do Petro de Luanda, campeão em título, após jejum de 11 anos.

No entanto, a 25ª jornada abre neste sábado com cinco encontros:

Dia 15 (sábado)

FC Bravos do Maquis- Desportivo da Lunda Sul ( Mundunduleno, 15h)

Isaac de Benguela- Santa Rita de Cássia FC ( Estádio Municipal, 15h30)

Sagrada Esperança- Sporting de Cabinda ( Sagrada Esperança, 15h30)

Académica do Lobito- Sporting de Benguela ( Buraco, 15h30)
 
Dia 16 (domingo)

Interclube- Desportivo da Huíla ( 22 de Junho, 15h30)

Wiliete de Benguela- Recreativo do Libolo (Ombaka, 16h)

1º de Agosto- Petro de Luanda ( 11 de Novembro, 16h30)

 ASK Dragão do Uíge folga por imperativo de calendário.

JAD/MC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+