Luanda – Vários ciclistas angolanos, federados e amadores, pedalaram este domingo em prol do ambiente, por diversas artérias da cidade de Luanda.
A prova sem fim competitivo, partiu da praceta Luther King (Largo da LAC) com destino a Avenida 4 de Fevereiro, na Marginal de Luanda, e foi em alusiva ao 22 de Setembro, Dia Mundial sem Carro, instituído em 2000.
Os ciclistas aproveitaram a data para uma jornada de reflexão em torno do crescimento urbano e da promoção de acções, como a prática do exercício físico, o uso de transportes amigos do ambiente, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O evento, organizado pela Juventude Ecológica de Angola (JEA), desde 2013, em parceria com a Federação Angolana de Ciclismo (FACI), realizou a sua primeira edição da pedalada pelo ambiente.
Em declarações à ANGOP, no final da actividade, assegurada pela Polícia Nacional, INEMA e Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, o secretário da JEA, António Armando, disse que o objectivo foi aumentar o nível de consciencialização sobre o uso dos transportes, sobretudo os efeitos negativos da poluição sobre ambiente.
Angola instituiu, em 31 de Janeiro de 1976, o Dia Nacional do Ambiente, com a finalidade de despertar as pessoas para a necessidade da protecção do ambiente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e é comemorado em 5 de Junho, com a finalidade de criar uma postura crítica e activa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.IN/WR