Soyo - A caravana da segunda edição da Volta a Angola, em ciclismo "Pepino'2023’’, chegou na manha desta quarta-feira ao município de Soyo, província do Zaire, após a disputa de quatro etapas.
Hoje regista-se a primeira e única pausa da prova, iniciada no último no passado fim-de-semana no Huambo.
A comitiva, de aproximadamente trezentas pessoas, percorreu mais de 400 quilómetros, entre o Parque da Quiçama (Luanda), com a disputa da quarta etapa de 180 Kms.
O percurso de poucos obstáculos, exigiu resistência dos atletas, por ser a mais longa de toda prova que encerra em Luanda, no próximo domingo.
Na quarta etapa, os concorrentes partiram do município de Porto Amboim (Cuanza Sul), na presença do administrador-adjunto para a área técnica, Uzara de Brito.
Os ciclistas regressam ao trabalho, na quinta-feira, com a disputa do circuito fechado de 20 quilómetros, na cidade do Soyo, referente à quinta etapa.
Na sexta-feira (20), está reservada uma prova de fundo de 145 kms, partindo do Soyo ao Nzeto, para sexta etapa.
Sábado (21) está a programada a prova de Fundo de 170 Kms, de Nzeto à cidade de Caxito, na província do Bengo, com a disputa da sétima etapa.
A competição termina domingo, em Luanda, com a prova de 100 Kms de contra relógio.
Igor Silva, da equipa Jair Transporte, é o detentor da primeira edição, disputada em 2015.
Esta edição conta com participação de 140 atletas, entre nacionais e estrangeiros integrados pelo Zimbabwe, Cabo Verde, Congo e São Tomé e Príncipe.
A Volta a Angola "Pepino'2023" já passou por três províncias, nomeadamente, Huambo, Benguela e Cuanza Sul, além do município da Quiçama (Luanda).BSV/FN