Benguela – Vinte milhões de kwanzas é quanto necessita o campeão nacional de ciclismo 2023, Igor Silva, para aquisição de 10 bicicletas e continuidade do seu projecto de massificação da modalidade na província de Benguela, soube esta quarta-feira a ANGOP.
Segundo o atleta, que falava à ANGOP, antes da depreciação da moeda nacional, com Kz 10 milhões era possível adquirir as 10 bicicletas na Europa, o que agora só será possível com o dobro desse valor.
Igor Silva explicou que ao sair do Benfica de Luanda e optar por correr pela equipa Jair Transportes, de Benguela, firmou um acordo com o presidente desta agremiação, voltado para formação de crianças e jovens.
" Esse trabalho tem surtido bons resultados, olhando pelos títulos nacionais que têm conseguido, mas o grande problema são os meios para continuidade do projecto", disse.
O campeão nacional referiu que, passados nove anos desde o início do projecto de formação, mostra-se orgulhoso por ter formado para a equipa Jair Transportes (JT- 300) cerca de 50 atletas, entre crianças, jovens e adultos.
Para o ciclista, a inexistência de apoios tem dificultado esse trabalho, sobretudo no que se refere à falta de bicicletas e acessórios.
Fez saber que, diariamente, recebe mais de cinco crianças que têm vontade de pedalar, mas, infelizmente, a falta dos referidos meios dificulta a massificação da modalidade.
Quanto à sua carreira, Igor Silva, que não pretende abandonar a equipa da Jair Transportes, garantiu que vai continuar a trabalhar para que na próxima época possa revalidar o título, mostrando-se disponível a defender as cores da bandeira nacional sempre que for solicitado.
Segundo Igor Silva, já foi contactado por várias equipas nacionais que pretendem o seu concurso, mas preferiu zelar pelo projecto de formação de atletas na sua terra natal.
Pediu, por outro lado, maior apoio aos empresários benguelenses e não só, no sentido de patrocinarem este projecto, cujos resultados serão para todos angolanos. CRB