Luanda – A Selecção Nacional de futebol defronta a congénere do Lesotho, às 17h30 de sábado, em Luanda, referente à segunda “mão” da última eliminatória de apuramento ao CHAN´2025, a disputar-se no Quénia, Tanzânia e Uganda.
O desafio a disputar-se no Estádio 11 de Novembro, os Palancas Negras (selecção de Angola), encontram-se em vantagem após o triunfo de 2-0, na “primeira mão”, no passado sábado (21) em Durban, na África do Sul, casa emprestada ao Lesotho.
Nesta partida, os golos foram apontados por Megue (17´) e Kaporal (20´). No histórico, desde 1990, as duas selecções enfrentaram-se nove vezes, sendo que o conjunto angolano regista sete triunfos, uma derrota e um empate ao meio.
O guarda-redes Rui Miguel (Interclube) e o lateral direito Lito (Kabuscorp do Palanca), espreitam alguma oportunidade para preencherem as vagas de Neblú (1.º de Agosto) e Eddie Afonso (Petro de Luanda), dispensados do grupo por motivos familiares e lesão.
Na “primeira mão”, o treinador Pedro Gonçalves alinhou o seguinte onze: Neblú, Kinito, Vidinho, Hossi, Eddie Afonso, Pedro Bondo, Megue, Dabanda, Jaredi e Kaporal.
Em 2014, sob a liderança de Romeu Filemon, a maior goleada foi de 4-0, disputado dia 15 de Outubro, no Estádio 11 de Novembro, na capital angolana, qualificativo ao Campeonato Africano (CAN´2015).
O combinado nacional participará pela quinta vez no CHAN, sendo que o melhor desempenho foi em 2011, no Sudão, onde conquistou a medalha de prata, após ser derrotada na final pela Tunísia, por 0-3.
Em 2016, no Rwanda, ficou na fase grupos, em 2018, no Marrocos, chegou aos quartos-de-final, e em 2022, na Argélia, voltou a quedar-se na fase de grupos.
Integram a selecção, Rui Miguel e Nsesane (guarda-redes), Alexandre Abel, Hossi, Pedro Bondo, Vidinho, Lito, Caíca e Mabelé (defesas), Além, Soba, António Malamba, Calebi, Manico, Megue e Dos Santos (médios), Dabanda, Fernandinho, Jaredi, Julinho, Vanilson, Jó e Kaporal (avançados). IN/WR