Luanda - O novo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Alves Simões, estreou-se no cargo com derrota da Selecção Nacional, diante da similar do Lesotho, por 0-1, no jogo da 2ª “mão” da última eliminatória de acesso ao CHAN´2025, disputado, sábado, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Presente na tribuna VIP, cinco dias após tomar posse, em substituição de Artur Almeida e Silva, no pleito para o quadriénio 2024/2028, vestido com uma camisola vermelha e preta dos Palancas Negras (Selecção Nacional), o líder da FAF testemunhou o desaire, mas que apurou Angola para a prova continental, após vantagem de 2-0 no primeiro encontro.
Neste desafio, a formação angolana não contou com alguns jogadores principaís, caso do guarda-redes Neblú, por problemas familiares. O CHAN decorrerá no Quénia, Tanzânia e Uganda, de 1 a 18 de Fevereiro de 2025.
Tratou-se da terceira derrota registada pela equipa nacional, depois de 24 partidas realizadas, desde Janeiro deste ano, entre data FIFA, apuramento ao Campeonato do Mundo, Campeonato Africano das Nações (CAN) e Taça Cosafa.
Angola perdeu, pela primeira vez, em Fevereiro, no quartos de final do CAN da Côte d´Ivoire, diante da Nigéria, por 0-1,na Data FIFA, em Março, ante o Marrocos, por 0-1, e agora com Lesotho, por 0-1, para a competição reservada a jogadores que actuam nos respectivos países.
Os Palancas Negras empataram sete vezes e venceram 14, registo que elevou o país a 32 lugares no Ranking FIFA, na presente temporada, ao sair de 117° lugar a 85°. JAD/VAB