Zango - O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, disse esta quinta-feira, em Luanda, ser uma prioridade acelerar a reabilitação do futuro centro de alto rendimento desportivo, localizado na Zona Económica Especial (ZEE), para servir as várias modalidades praticadas em Angola.
O governante prestou esta informação à imprensa, no final de uma visita efectuada a algumas infra-estruturas desportivas no município de Viana, que culminou nas instalações do projecto Olimpáfrica, sob tutela do Comitê Olímpico Angolano (COA).
Na ocasião, o titular do pelouro disse ter ficado impressionado com o imóvel multidisciplinar, tendo igualmente áreas de formação.
Rui Falcão referiu que no futuro centro de alto rendimento serão formados monitores, treinadores e outros agentes desportivos, daí a necessidade urgente de obras de melhorias e do espaço, visando a sua rentabilização `com benefícios para o desporto nacional.
Sem avançar metas, garantiu que nos próximos dias os técnicos farão o levantamento do necessário para em curto prazo algumas unidades existentes no recinto passem a funcionar, num processo evolutivo até ao centro que se quer para o alto rendimento.
A infra-estrutura desportiva existente na ZEE contempla um campo, pista de atletismo, uma piscina olímpica e um ginásio.
De acordo com a maquete da obra, está contemplada, igualmente, quadras multiusos, área de formação, balneários e áreas administrativas.
A jornada do ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, teve início no estádio Nacional 11 de Novembro, onde observou o treino da Selecção Nacional de futebol que defronta sexta-feira o Eswatini, na corrida ao Campeonato do Mundo de 2026. DP/MC