Luanda - A mestre internacional Esperança Caxita (MI), do 1.º de Agosto, é a principal referência do Campeonato Nacional absoluto de xadrez, a disputar-se de 16 a 25 deste mês, no município de Cacuaco.
Na prova feminina, participarão outras atletas de destaque do jogo ciência do país, como as mestres FIDE (MF), Ednasia Júnior e Luzia Pires (ambas do 1.º de Agosto), além de Jemima Paulo (escola Ditrov).
Esperança Caxita, campeã em título, necessita apenas de pontos (pontuação ello) para sagrar-se "Grande Mestre", categoria maior atribuída pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
No sector masculino, prova a ser disputada em simultâneo com afeminina, no mesmo loca, os destaques recaem para os MI Catarino Domingos (ASA), Amorim Agnelo (1º de Agosto) e Erikson Soares (Escola Tubarõezinhos), além dos MF Manuel Alberto (Escola João Júlio), Domingos Junior (Escola Macovi) e Eduardo Pascoal (1.º de Agosto).
O MI Davide Silva, campeão da categoria, será o grande ausente por encontrar-se a evoluir em torneios internacionais por vários países da Europa.
Segundo o Chess Ressalt, site oficial de toda actividade “escaquistica” no mundo, participarão nas competições 49 atletas, dos quais 27 masculinos e 22 femininos.
Os campeonatos nacionais absolutos serão disputados no sistema Suiço. Os jogadores terão um tempo de reflexão de 90 minutos e mais 30 segundo para cada movimento.
Francisco Andrade será o árbitro principal, enquanto Manuel Vander e Nandjungo Tubias os auxiliares.BSV/MC