Luanda - A nadadora angolana nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 Catarina Sousa foi eliminada, esta quarta-feira, na segunda ronda dos 100 metros livres, ao ocupar a oitava e última posição com o tempo de 59.35 (segundos e décimos).
O pódio desta pré-eliminar ficou definido com Mia Eminova, da Macedónia do Norte, na primeira posição com o tempo de 57 segundos e 19 décimos, Jillian Crooks (57.32) das Ilhas Cayman, e a thailandesa Jenjira Srisa (57.42), segundo o site da organização.
A primeira ronda envolveu somente quatro atletas e as restantes seis teve cada oito participantes, fazendo um total de 52 nadadores, dos quais os 16 melhores avançam para as meias-finais, marcadas para quinta-feira, no Centro Aquático de Tóquio, mesmo recinto em que decorre hoje as eliminatórias.
Igualmente hoje, o país estreou-se na vela, cuja dupla Matias Montinho e Paixão Afonso, depois de ter desistido na primeira regata, não foi além do 18º lugar na segunda, entre 19 concorrentes, e ocupa a última posição na especialidade 470 com 38 pontos, numa prova em que se sagra vencedor aquele que obtiver o menor número de pontos.
A Austrália tem 7 pontos, a Nova Zelândia (8) e a Espanha 11 pts.