Uíge - O Carmona Sport Clube do Uíge e o Clube Desportivo da Huíla empataram hoje, sábado, na cidade do Uíge, a um golo, no seguimento da 11ª jornada do Campeonato nacional da 1ª divisão "Girabola2024/2025".
O gramado do estádio municipal 4 de Janeiro foi o palco do desafio, que contou com pouca assistência.
Jeizi, no primeiro minuto, e Vavá, aos 77 minutos, foram os marcadores do encontro.
Com esse empate, o Carmona Sport Clube do Uíge chegou aos dois dígitos na prova, agora com 10 pontos, na 11ª posição, enquanto o Clube Desportivo da Huíla, também com 10 pontos, figura na 12ª posição do campeonato.
O Clube Desportivo da Huíla arrancou a todo o gás e chegou mesmo ao golo, logo no primeiro minuto, por intermédio do centro campista Jeizi, que soube aproveitar a distração da defesa do Carmona Sport Clube, para balançar as redes de Anselmo.
A equipa local reagiu, ganhando confiança e, aos 6 minutos, o avançado Dani não foi feliz ao rematar fraco para a defesa de Ndulo, após uma bela assistência de Stanick.
Aos 12 minutos, Gineby atirou para a defesa apertada de Ndulo, na sequência de uma jogada na direita conduzida por Chanchar.
Aos 36 minutos, Capucho, do Carmona Sport Clube do Uíge, teve na "cabeça" o empate, mas o seu remate foi para cima da baliza defendida por Ndulo.
Nos minutos finais da primeira parte, o Clube Desportivo da Huíla chegou perto de fazer o segundo. Malamba II recebeu de Jeizi, na zona central, e no um para um fez um chapéu ao Guarda-redes, mas a bola saiu ao lado do poste direito.
Na segunda metade, Ismael Francisco apitou para o início e, desde logo, notou-se uma grande vontade por parte de ambas as equipas de disputar os três pontos. Assim, assistiu-se a momentos repletos de remates perigosos, ataques rápidos e contra-ataques que fizeram antever uma grande segunda parte.
Ao longo do tempo, notou-se um maior domínio do jogo por parte do Carmona Sport Clube do Uíge, assim como mais oportunidades de golo, mas não se mostrou tão eficiente nas finalizações.
No minuto 76, assistiu-se a um lance polémico para o Desportivo da Huíla, que trouxe muita conversa na partida, pelo facto de ter sido anulado.
Na área de penalidade, Milton, de cabeça, bateu em perfeitas condições o Guarda-redes Anselmo, depois de responder positivamente a um cruzamento da linha do fundo, mas o fiscal de linha levantou a bandeira e o árbitro principal anulou por entender que o jogador estava em posição irregular.
A reação ao golo anulado pelos encarnados do Uíge foi um claro aumento da pressão. Contudo, a eficácia deixou de ser um problema, visto que no minuto seguinte, aos 77 minutos, Vavá restabeleceu a igualdade, depois de concluir um lance muito construído e conduzido pelo inconformado Chanchar.
Até ao apito final do desafio, a turma de Abel da Conceição dominou mais o jogo, mas já sem qualquer frieza no último terço do adversário.
Declarações
Apesar de uma primeira parte pouco conseguida, o treinador principal do Carmona Sport Clube do Uíge, Abel da Conceição, valorizou o ponto conseguido, diante de um Desportivo da Huíla que trouxe muitas dificuldades ao seu conjunto.
"Conseguimos um ponto e temos que aproveitar, pois a equipa hoje no primeiro tempo esteve a dormir na sombra da bananeira. No segundo período conversamos com a rapaziada e conseguimos o empate", disse.
Procuramos a vitória, mas não aconteceu, vamos continuar a trabalhar para ver se nos próximos jogos possamos vencer ", abordou.
Já o técnico do Clube Desportivo da Huíla, Paulo Torres, que lamentou a falta de eficácia do seu conjunto, não gostou da actuação da equipa de arbitragem do jogo, por entender que não esteve bem no golo anulado.
"Fizemos um golo limpo, que de alguma maneira mostra um "bocadinho" a classificação do Desportivo da Huíla. Nós temos sido extremamente prejudicados", desabafou.
Uma bola cruzada praticamente na linha do fundo, o meu jogador aparece no meio dos centrais e faz um golo de cabeça. Qual é o critério que aquele fiscal de linha teve?", questionou.
Na próxima rodada, 12ª da primeira metade do nacional maior da 1ª divisão, o Carmona Sport Clube do Uíge vai à província de Benguela defrontar o Isaac local, enquanto os militares da região sul vão receber, no estádio nacional da Tundavala, o Luanda City Futebol Clube.JAR