Carmona conquista 5º Torneio Nacional de Futebol sénior feminino

     Desporto              
  • Uige • Segunda, 07 Agosto de 2023 | 20h33
Carmona Sport Clube do Uíge
Carmona Sport Clube do Uíge
Cedida

Uíge – O Carmona Sport Clube do Uíge conquistou hoje, na cidade do Uíge, a 5ª edição do Torneio Nacional de Futebol sénior feminino, ao vencer o 4 de Junho do Huambo, por 5-4, nas grandes penalidades.

Jogado no gramado do estádio municipal 4 de Janeiro, o encontro contou para a final do certame que decorreu de 29 de Julho a 7 de Agosto, nas províncias do Uíge e Cuanza Norte.

O duelo, que terminou empatado a um golo, deu lugar a marcação das grandes penalidades, onde o Carmona levou a melhor.

A capitã das uigenses, Gú, foi a heroína do desafio, tendo marcado quinto e último pontapé dos onze metros.

Com esse triunfo, a formação local entrou no quadro das vencedoras da maior prova do futebol sénior feminino do país.

Na disputa da terceira posição, o Malange Sport Clube venceu a equipa Vitória Sport Clube, por 3-0.

Em declarações à imprensa, o treinador do Carmona Sport Clube, João Batista, realçou que a conquista possui uma grande importância para o conjunto, visto que nunca tinha conquistado um troféu nacional.

Por sua vez, o timoneiro principal do 4 de Junho, Albano Afonso, lamentou o facto de a sua formação não ter conseguido uma vitória, apesar de ter lutado para a conquista do título.

Da parte da Federação Angolana de Futebol (FAF), o seu presidente, Artur Almeida e Silva, fecilitou a equipa vencedora, considerando que o torneio visou relançar aposta do futebol feminino.

Para a temporada 2023/24, o responsável perspectiva a criação de um campeonato sénior feminino da modalidade, numa altura em que a massificação da modalidade já é um facto em Angola.

Confirmou que a assembleia-geral ordinária do órgão reitor do futebol nacional será realizada  na província do Bié, na próxima quarta-feira, 9, onde será admitida a admissão da Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF) como membro filiado da FAF.

Prémios

A equipa vencedora do campeonato recebeu 300 mil Kwanzas, duzentos e cinquenta mil para a segunda colocada, enquanto a terceira classificada mereceu 200 mil.

 As três formações receberam, igualmente, pares de equipamentos.

Nas distinções, Meury do Carmona Sport Clube foi considerada MVP do torneio, Rita do 4 de Junho do Huambo ficou com o troféu de guarda-redes menos batida, Ary Papel, igualmente do 4 Junho, levantou o troféu de melhor marcadora da prova.

Palmarés:

 2004 – Progresso do Sambizanga

2005 - Progresso do Sambizanga

2006 - Progresso do Sambizanga

2007 – Progresso do Sambizanga. JAR





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+