Soyo - O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, Carlos Almeida, constitui o “rosto” do projecto de massificação de basquetebol comunitário, no município do Soyo, província do Zaire.
O ex-atleta do 1º de Agosto está na cidade do Soyo, a convite da petrolífera nacional Etu Energias e grupo de empreiteiros, financiador do projecto, onde está a constatar o estado de uma série de quadras para a prática da modalidade que serão requalificadas nos próximos meses.
Em declarações esta quarta-feira à imprensa, Carlos Almeida, disse que aceitou o convite da petrolífera por considerá-lo importante e achar que o desporto comunitário concorre na ocupação responsável dos tempos livres de jovens e adolescentes.
Disse notar uma crescente vontade da massificação da modalidade pelas autoridades administrativas do Soyo e dos jovens locais em praticar o basquetebol, pelo que considera o projecto como uma mais-valia.
Manifestou tristeza pelo actual estado do basquetebol angolano, defendendo mais trabalho, para inverter o quadro, que passa pela contínua aposta na formação e massificação comunitária da modalidade em todo o país.
“Sejamos todos actores activos, naquilo que deverá ser o resgate de uma modalidade que muito representa para os angolanos”, asseverou, para quem a iniciativa da Etu Energias em requalificar as quadras desportivas para a prática da modalidade no Soyo é um dos passos.
O ex-secretário de Estado para o Desporto não escondeu o seu desejo em concorrer para o cadeirão máximo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no próximo pleito eleitoral, para quem ainda é prematuro avançar outro pormenor sobre o assunto.
Por sua vez, o director municipal dos Tempos Livres, Juventude e Desportos do Soyo, Celestino Zacarias Olo, congratulou-se com o projecto que disse se enquadrar nas aspirações e nos planos das autoridades do município e da província do Zaire.
Acompanhou a visita de constatação do estado das quadras de basquetebol do Soyo, o administrador municipal adjunto do para a Área Social e das Comunidades, José Suca Londa. PMV/JL