Luanda - O ex-capitão da Selecção Nacional Carlos Alonso “Kaly” e a feminina Irene Gonçalves consta, entre os vice- presidentes da lista B, encabeçada por Alves Simões, nas eleição da Federação Angolana de Futebol(FAF), cujo pleito acontece a 30 de Novembro, para o quadriénio 2024/2028.
As duas “estrelas” foram apresentadas, hoje (sexta-feira), numa das unidades hoteleiras de Luanda, na cerimónia de abertura da campanha eleitoral, em que concorrem três candidatos, incluindo, o presidente cessante, Artur Almeida, e Norberto de Castro.
Kaly, destaca-se como um dos melhores centrais da história do futebol nacional, tendo integrado a Selecção de Angola, que disputou o Mundial de 2006, na Alemanha.
Já à antiga ponta de lança Irene Gonçalves, liderou a lista de marcadoras da equipa angolana feminino, com 33 golos, tendo sido por isso apelidada de “demolidora”.
Durante a cerimónia, Alves Simões apresentou, igualmente, o seu plano de acção baseado em cinco eixos, como a reorganização da FAF, com propósito de tornar mais ágil a relação com as Associações Provinciais e os clubes.
Aposta também em criar mecanismos de cooperação, para facilitar a formação de treinadores, jogadores e árbitros em Angola e no exterior do país, na melhoria do nível de aproveitamento das formações, através do Comité Olímpico Angolano(COA), Confederação Africana de Futebol (CAF) e o orgão reitor mundial (FIFA).
Promete fortalecer as relações com os patrocinadores, investidores e outras instituições nacionais e internacionais, bem como o contínuo desenvolvimento de um plano estratégico de gestão desportiva, marketing e comunicação.
Entre várias propostas, o ex-presidente da Associação Nacional dos Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF), evoca também sete compromissos, com realce para incentivar a criação de um Conselho de Honra, com caracter consultivo, com assento para antigos presidentes, secretários-gerais e antigos capitães.
Alves Simões iniciou o dirigismo desportivo, em 1976, ainda como estudante em Cuba, além de passar pelo 1º de Agosto, de 1982-1998. Foi, igualmente, presidente do Interclube, de 1998-2008, onde foi campeão do Girabola, em 2006.
Coordenou ainda as selecções nacionais na FAF, no qual participou na campanha do CAN2010, disputado em Angola, e o segundo lugar no CHAN2011, no Sudão. JAD/VAB