Luanda - A Selecção Nacional de canoagem disputa o Campeonato Africano de 21 a 27 deste mês, em Abuja (Nigéria) em busca de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, França.
Seis atletas integram a equipa angolana para esta ‘’operação’’, designadamente, Manuel António e Benilson Sanda (canoagem), Jairo Domingos, Simão Camazaulo e Lucrécia Gomes (Kayak), além do paracanoa Avelino Almeida (para deficientes).
Nesta prova, Angola vai competir ainda com as duplas constituídas por Jairo Domingos e Simão Camazaulo e Benilson Sanda/Manuel António.
Contará também com a dupla mista (masculina/feminina), formada por Jairo Domingos e Lucrécia Gomes.
O evento vai apurar 12 barcos do continente africano para Paris’2024, devendo as provas qualificativas serem as de C1 500m e C2 1000m, K1 de 500 metros e K2 1000m, individual e dupla, respectivamente.
A chamada dos canoístas para a equipa nacional, liderada por César Fidalgo, é fruto dos resultados positivos nos testes realizados durante os treinos.
A última participação angolana nos Jogos Olímpicos, aconteceu em 2012, em Londres, na Inglaterra, com Nelson Henriques e Fortunato Pacavira, enquanto o ‘’africano’’ realizou-se em 2019, na Tunísia. JAD/FN