Luanda - A Selecção Nacional de Canoagem e Kayak inicia esta quinta-feira, em Abuja (Nigéria), a participação na nona edição do Campeonato Africano, qualificativo para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris (França).
Vão competir nesta prova, a decorrer até a próxima segunda-feira (27), 15 países dos quais a Argélia, Nigéria, Tunísia, África do Sul, Ghana, Senegal, São Tome e Príncipe, Moçambique, Seychelles, Côte d’Ivoire e Egipto.
O conjunto angolano é integrado pelos atletas Avelino de Almeida (para canoagem), Manuel António e Benilson Sanda (canoa).
Constam ainda da lista, da equipa orientada por César Fidalgo, os praticantes Jairo Domingos, Lucrécia Gomes e Simão Camazaulo (Kayak).
O chefe da delegação ao evento, Pemba Domingos, informou à ANGOP que o grupo encerra a fase de adaptação ao clima na tarde desta quarta-feira.
Esta prova vai apurar 12 barcos do continente africano para Paris’2024.
A última participação angolana nos Jogos Olímpicos aconteceu em 2012, na edição de Londres (Inglaterra), com Nelson Henriques e Fortunato Pacavira, enquanto o ‘’africano’’ realizou-se em 2019, na Tunísia.
Por Angola, já estão qualificados para os Jogos Olímpicos, o andebol feminino e o Remo. JAD/FN