Luanda - Os três candidatos à presidência do Clube Desportivo 1.º de Agosto têm até terça-feira (12) para conformarem a documentação de acordo com a lei, para que as respectivas listas possam concorrer nas eleições do dia 30 deste mês.
De acordo com uma nota de imprensa da Comissão Eleitoral, liderada por Pedro Neto, tendo Paulo Madeira como secretário e N´gouabi Salvador (escrutinador), após a verificação preliminar das listas constatou-se a existência de inconformidades passíveis de serem ultrapassadas.
Quinta-feira (7) era o último dia estipulado para a entrega da documentação dos concorrentes, mas perante o cenário de falta por parte das três propostas, a Comissão Eleitoral optou por alargar o prazo até terça-feira.
O candidato Egas Viegas (lista A), Sá Miranda (B) e Carlos Hendrick (C) foram informados dos documentos em falta nos seus processos.
A decisão relativa às reclamações será divulgada na próxima quarta-feira, na sede do clube, sendo que os candidatos elegíveis estarão autorizados a iniciar a campanha eleitoral, a decorrer de 14 a 28 do corrente mês, em todo o país.
As eleições, para o mandato 2024-2028, serão realizadas na Cidade Desportiva, e os resultados oficiais serão divulgados no mesmo dia eleitoral (30 de Março).
O general Carlos Hendrick concorre à própria sucessão, após três mandatos iniciados em 2011, ao passo que o general Gouveia de Sá Miranda surge como a alternativa à actual direcção para colocar o clube central das Forças Armadas Angolanas no lugar que merece no desporto nacional.
Outro candidato, o jurista Egas Viegas, apregoa um discurso de resgate da mística do clube “militar”, que vive uma crise financeira jamais vista ao longo dos 46 anos da sua existência.
Trata-se da primeira vez que o 1.º de Agosto realiza um pleito eleitoral com mais de um candidato. MC