Uíge - O candidato da lista B à presidência da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Mário Neves, prometeu hoje, quinta-feira, na cidade do Uíge, formação contínua de novos dirigentes e atletas, em parceria com o Ministério da Educação, para que se preserve o futuro da modalidade.
O responsável fez esse pronunciamento durante apresentação das suas linhas de força, que teve lugar numa das unidades hoteleiras da cidade do Uíge.
Caso seja eleito, Mário Neves terá como missão trabalhar com o Ministério da Educação para integrar o xadrez como disciplina ou atividade extra-curricular nas escolas primárias e secundárias.
Dentro do seu plano de acção denominado "Os 10 mandamentos da candidatura", o candidato prometeu que vai fortalecer os clubes locais, apostar na capacitação de jogadores e treinadores, promover competições nacionais e internacionais, assim como garantir sustentabilidade dos praticantes, através de bolsas, que vão oferecer apoio aos jovens talentos para que possam se dedicar integralmente ao desporto ciência.
O candidato, que pretende juntar os fazedores da modalidade a nível do país, com objectivo de unir ideias para garantir os rendimentos que possibilitem superar os resultados em cada ano do ciclo olímpico 2024/2028, espera trabalhar com os governos provinciais na melhoria de condições para a prática da modalidade, com o surgimento de infra-estruturas e uso da tecnologia para a expansão do xadrez.
Por sua vez, o presidente da Associação provincial de Xadrez, Amilton Cardoso, prometeu analisar séria e profundamente os programas de todos os candidatos, com objetivo de salvaguardar os interesses do desporto ciência.
Mesmo sem ter contacto com a lista, a ANGOP sabe que no elenco liderado por Mário Neves terá como novidades a integração de ex-atletas internacionais e dirigentes de distintas províncias do país.
As eleições, que vão opor os candidatos Mário Neves da lista B, Ericsson Soares, da lista C, Abraão dos Reis da lista D, e Tito Martins da lista E, (presidente cessante), estão marcadas para o dia 4 de Dezembro próximo.
De realçar que o candidato da lista A, Domingos Ferraz, foi recentemente afastado de concorrer ao pleito de Dezembro próximo, enquadrado no ciclo olímpico 2024/2028. JAR