Luanda - O meeting de qualificação aos Jogos Paralimpicos de Tóquio´2020 (adiado para 2021, mas mantém-se o período de 2020) previsto para este mês de Maio, em França, foi cancelado devido o aumento de casos de Covid-19 no território gaulês, segundo o Secretário-geral do Comité Paralimpico Angolano, António da Luz.
Em declarações neste sábado à ANGOP, afirmou que Marrocos, indicado pelo Comité Paralímpico Africano para alternativa também se mostrou indisponível.
Perante a este quadro, aguarda-se pelo pronunciamento do Comité Paralímpico Internacional (IPC) quanto ao assunto.
Explicou que no próximo dia 31 realiza-se uma reunião do IPC, onde será abordada, entre outros, o número de atletas e composição das delegações por país ao evento do Japão.
Enquanto isso, a selecção nacional de atletismo, representante de Angola ao evento do Japão, manterá a preparação iniciada em Janeiro último, devendo participar no Campeonato Nacional, a disputar-se de 16 a 17 de Julho, na província de Luanda.
Angola estreou-se nos Jogos Paralimpicos em Atlanta´1996, seguindo-se as edições de Sidney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).
Os Jogos Paralimpicos disputam-se de 24 de Agosto a 5 de Setembro em Tóquio na mesma cidade e nas mesmas infra-estruturas onde quase um mês antes decorrerão os Jogos Olímpicos.