Luanda - O mediático médio esquerdo Deivi Vieira“Gibele” está entre os ausentes da convocatória da Selecção Nacional de futebol, visando o duplo compromisso do Grupo F qualificativo para o Campeonato Africano das Nações (CAN2025), em Marrocos
Na lista de 25 escolhidos, divulgada hoje (terça-feira), na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), o jogador do Orlando Pirates da África do Sul não foi aposta para o jogo do dia 5 com o Ghana, em Kumasi, e 9 ante o Sudão, no Estádio 11 de Novembro.
O também conhecido por Gilberto, havia sido dispensado na véspera dos últimos dois jogos dos Palancas Negras, designação da selecção angolana, após ter atrasado, sem justificativa, reintegrado posteriormente pelo treinador Pedro Gonçalves.
Na ocasião, a convocatória foi para o jogo contra os Camarões (1-1) e Eswatine (1-0), no Grupo D de acesso ao Mundial de 2026, México, Canadá e EUA.
“Gibele”, campeão do Campeonato Nacional (Girabola2023-2024), ao serviço do Petro de Luanda, foi um dos jogadores que mais se notabilizou no CAN2023, em Janeiro, na Côte d’Ivoire, onde Angola atingiu os quartos-de-final.
Constam ainda entre os ausentes, Eddie Afonso, Megue (Petro de Luanda), Langanga (Sagrada Esperança), Jonas Ramalhos (Al-Ahli Club do Bahrain), Lucas João (Umm-Salal do Qatar), que estiveram no mais recente compromisso do combinado do país, em Junho.
Dos convocados, realce ao regresso do defesa central Bastos Quissanga (Botafogo do Brasil), após cerca de três anos, bem como do guarda-redes Ricardo Baptista (Casa Pia de Portugal).
Na ocasião, o seleccionador Pedro Gonçalves afirmou que a escolha baseou-se no espírito de missão patriótica e tendo em conta a disponibilidade dos jogadores.
Acrescentou que o objectivo é que os Palancas Negras sejam fortes na actualidade, projectando um futuro mais risonho, com o fim de se qualificar para o CAN de Marrocos.
Em relação ao nível competitivo dos adversários, referiu que os ghanenses são de elevado nível, ocupando o terceiro lugar com maior palmarés em África ( 1963,1965,1978,1982), bem como o Sudão, décimo da lista com título (1970).
A concentração da Selecção Nacional está prevista para dia um de Setembro, com dois treinos em Luanda, devendo a viagem para Kumasi, no Ghana, acontecer no dia três.
Eis a convocatória:
Guarda-redes: Neblú (1º de Agosto), António Dominique (Etoile Carouge da Suíça) e Ricardo Baptista (Casa Pia de Portugal).
Defesas: Jonathan Buatu, Sandro Cruz (Gil Vicente, Portugal), Clinton Mata (Lyon de França), David Carmo (Olympiacos da Grécia), Jordy Gaspar (Pau FC de França), Kialunda Gaspar (Lecce da Itália), Nurio Fortuna (KAA Gent da Bélgica), Pedro Francisco (Petro de Luanda) e Bastos Quissanga (Botafogo do Brasil).
Médios: Freddy (Bodrumspor da Turquia), Maestro (Adana Demirspor da Turquia), Show (Dallas FC dos EUA), Keliano (Estrela da Amadora de Portugal), Estrela (Boluspor da Turquia) e Randy Nteka (Rayo Vallecano de Espanha).
Avançados: Mabululu (Al-Ahly Tripoli da Líbia), Milson (Crvena Zvezda da Sérvia), Gelson Dala (Al-Wakrah do Qatar), Depú (Gil Vicente de Portugal), Manuel Benson (Burnley da Inglaterra), Zine (AEK Atenas da Grécia) e Zito Luvumbo (Cagliari da Itália). JAD/VAB