Luanda – A Selecção Nacional de futebol tem fortes possibilidades de passar para a outra fase do Campeonato Africano das Nações (CAN´2025), em Marrocos, a julgar pelos adversários do Grupo B da prova, que se disputa de 21 de Dezembro deste ano a 18 de Janeiro de 2026, segundo o analista continental da modalidade, João Lusevikueno.
Em reacção ao sorteio da Confederação Africana de Futebol (CAF), realizado hoje (segunda-feira), em Marrocos, que emparceirou na série o Egipto, África do Sul, Angola e Zimbabwe, o especialista afirmou que a Selecção Nacional possui qualidades para se impor, apesar das dificuldades que perspectiva.
“Os Palancas Negras têm muitas hipóteses de apuramento para a fase seguinte. Para isso, precisam lutar e obter duas vitórias no grupo, em que o Egipto é o principal candidato, seguido por Angola, que certamente contará sempre com a grande oposição deste pais”, justificou
O também vice-presidente da Associação Nacional dos Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF), apontou a necessidade de um trabalho organizativo e de preparação da Selecção para que esteja no CAN com os níveis desportivos e competitivos desejados.
Posição idêntica foi manifestada pelo antigo internacional Luís Cazengue, que também vaticinou um desempenho positivo da representação nacional, desde que encare os desafios de forma calculista, com humildade, o sentimento de missão e dever patriótico.
O comentarista para o futebol também incidiu as suas considerações na premência de uma preparação antecipada e geral, para que se possa limar todas arestas, que permitam ter um conjunto coeso e forte, em busca de resultados positivos.
Acrescentou que tudo deve ser feito na construção de uma equipa capaz, a partir do sector defensivo, com um meio-campo que municie o ataque, aproveitando o actual ascendente competitivo de muito jogadores, tanto no país como no exterior. VAB