CAN2025: Adeptos no Bié realçam maturidade competitiva de Angola

     Desporto              
  • Bié • Terça, 10 Setembro de 2024 | 12h45
Selecção de futebol de Angola
Selecção de futebol de Angola
Nelson Malamba- ANGOP

Cuito - Os adeptos da Selecção angolana de futebol na província do Bié afirmaram hoje que o bom momento de forma futebolística que Angola se encontra resulta da maturidade competitiva que atingiu, permitindo jogar de igual para igual com os adversários.

Este ponto de vista foi manifestado na cidade do Cuito, capital da província do Bié, em reação à vitória do combinado nacional, por 2-1, contra o Sudão, em jogo da segunda jornada da primeira fase do grupo F de apuramento ao CAN de Marrocos, a decorrer em 2025.

Na visão do analista para o futebol Agnaldo Francisco, a maturidade competitiva é fundamental para se vencer qualquer jogo, pois a turma sobre as orientações de Pedro Gonçalves, tem sabido, nos últimos tempos, gerir bem as suas jogadas e que, por conta disso, superado os adversários, como se constatou nas duas últimas  partidas.

"Vimos hoje, à semelhança do jogo com o Gana, uma selecção que soube controlar as suas jogadas defensivas e procurar, na zona ofensiva, pelas linhas de golos, o que culminou na vitória", sublinhou.

Para o director do gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Governo, Afonso Belo Sanguvila, foi uma partida bastante renhida, onde a eficiência e a perspicácia de Angola foram determinantes  para vencer o desafio.

Depois deste triunfo, que coloca Angola na liderança isolada do grupo F, com seis pontos,  o maior objectivo preconizado  antes do  jogo, o responsável mostrou-se optimista por uma selecção mais forte e a continuar a somar pontos até  alcançar a qualificação para o CAN.

Por sua vez, o adepto Cláudio Lataco, disse que, apesar da pressão do adversário, esteve confiante pela vitória da Selecção Nacional desde o primeiro momento da partida, em função do bom jogo que tem apresentado.

Santos Nicolas é outro adepto que, visivelmente satisfeito pelo triunfo, defendeu a necessidade da equipa técnica continuar aprimorar  os aspectos tácticos e técnicos,  de modo a dar maior consistência defensiva  e ofensiva para vencer os próximos desafios.

A nível da cidade do Cuito, província do Bié,  vários foram os locais públicos criados, com telas gigantes montadas, para permitir que centenas de adeptos se juntassem para apoiar os Palancas Negras.

Com este resultado, a Angola, que defrontou o Sudão pela quarta vez em jogos oficiais, elevou a vantagem para duas vitórias sobre o adversário, que nunca ganhou, havendo pelo meio o igual número de empates.

Na terceira e última jornada da primeira fase, o combinado nacional recebe, no Estádio 11 de Novembro,  em Outubro próximo, a Selecção do Níger, última classificada com 1 ponto, fruto do empate com o Gana, na terceira posição, com a mesma pontuação.

O Sudão, que medirá forças com a formação ganensa, é o segundo, com três. VKY/ALH





+