Luanda – Adeptos do futebol manifestaram-se esta quinta-feira, em Luanda, confiantes na vitória da selecção de Angola sobre a similar do Níger, no jogo da 3ª jornada do Grupo F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN2025), em Marrocos.
Numa ronda efectuada pela ANGOP, em vários locais da capital do país, uma boa parte dos entrevistados, na sua maioria jovens, apesar de reconhecerem a capacidade do adversário, foram unânimes em admitir o favoritismo da equipa angolana, que recebe sexta-feira, às 20h00, nos Estádio 11 de Novembro, a formação nigerina.
O estudante universitário João Dombaxi afirmou que os jogadores angolanos deverão ter muitas cautelas, principalmente, no sector defensivo, evitando as incursões dos oponentes, para em contra-ataque visar a baliza contrária.
A andebolista Luísa Martins disse confiar nos dianteiros do conjunto anfitrião, para marcarem os golos do triunfo sobre o adversário, que também vem com o objectivo de surpreender fora do seu reduto.
Da parte do médico e praticante de cultura física, António Décimo, Angola tem um plantel recheado de grandes executantes, como Gelson Dala, Mabululu, Zito Luvumbo e outros, que certamente vão desequilibrar o esquema táctico dos opositores, mantendo a onda de triunfos na eliminatória.
Posições idênticas, foram expressas pelo mecânico José Manuel Gonga, o vendedor ambulante António Catchiliva, a empregada doméstica Isabel Conceição Ngueve, todos unânimes e peremptórios em atribuir o grande favoritismo no desafio, para a selecção do país.
De forma mais cautelosos, expressaram-se os afectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), Walter Armando Kapuca, e da Polícia Nacional (PN), Matias Magalhães, preferindo esperar pelo desfecho da partida, para que possam tirar ilações sobre o desempenho dos Palancas Negras.
De igual modo, por quase todo o país surgem manifestações de apoio e convicções sobre o triunfo de Angola sobre o Níger.
Importa referenciar que Angola soma seis (6) pontos, na liderança do Grupo F, com duas vitórias sobre, o Ghana, por 1-0 , e o Sudão, por 2-1. O Níger e o Ghana possuem apenas um ponto cada.
Ainda sobre o encontro, a Selecção Nacional cumpriu quinta-feira o último treino preparatório, no Estádio 11 de Novembro.
Em relação ao Níger, que rreconheceu nesta quinta-feira, pela primeira vez, o relvado do campo, o seu técnico, o marroquino Badou Zaki, garante que reina muito optimismo no seio da sua selecção, que veio para pontuar.
Dos aspectos organizativos, a direcção do Estádio 11 de Novembro, tem todo o processo estabelecido, quanto a abertura dos portões, entradas para o seu interior e a venda dos ingressos, acautelada, conforme avança Juscelino Silva, da Federação Angolana de Futebol (FAF).
Para facilitar os apoiantes, o Governo da província de Luanda em colaboração com as operadoras de transportes públicos, coloca à disposição do público, um total de 175 autocarros que serão distribuídos por vários pontos da província.
Os adeptos, para usufruírem dos transportes, apenas terão de pagar o valor de 150 Kwanzas, conforme adianta Sérgio Sachikuata, o responsável pelos Transportes do Governo da província.
Dos acessos ao estádio, com capacidade de 50 mil pessoas, a organização está a comercializar 45 mil ingressos nos valores de 500 Kwanzas, 1000 (mil) e 5000 (cinco mil). VAB