Angola prepara última empreitada para o CAN2024

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 04 Setembro De 2023    21h00  
Pomenor de um treino de selecção-Arquivo
Pomenor de um treino de selecção-Arquivo
Marcelino Camoes

Luanda - Aspectos técnicos e tácticos, consubstanciados em troca de bola, passes e movimentações, marcou hoje (segunda-feira), em Luanda, o primeiro treino da Selecção Nacional de futebol visando o jogo frente à similar do Madagáscar, para eliminatórias do CAN´2024, na Côte d´Ivoire.  

No apronto, cerca de uma hora, realizado no campo da AFA, o treinador Pedro Gonçalves incidiu o seu trabalho no posicionamento, acções de defesa e ataque, para superar o adversário no desafio de quinta-feira (7), no Estádio Tundavala, no Lubango, província da Huila.           

Com presença de apenas 13 integrantes, dos 28 seleccionados, a sessão, iniciada com os habituais exercícios de alongamentos, seguiu-se corrida lentas em volta do campo, domínio do esférico, divisão do grupo em dois e um pequeno jogo de acções combinadas e tentativas de marcação de golos.           

Antecedido de uma curta prelecção por parte do técnico, culminou com exercício de retorno ao normal e o grito de encorajamento do colectivo, composto também pelos jogadores Mabululu, Gerson Dala, Beni, Chico Banza e Keliano, que actuam no exterior.

Dos internos, realce aos jogadores do Petro de Luanda, nomeadamente Tó Carneiro, Eddie Afonso, Quinito e Megue, bem como de outros clubes.

Kialonda Gaspar (Estrela Amadora de Portugal), chega ainda hoje ao país, enquanto os restantes, na terça-feira, dia em que a selecção parte (9h00) para a cidade do Lubango, onde fará um treino, no período da tarde (17h00).

Para terça-feira, são aguardados em Luanda, os futebolistas Depú, Buatu, Nurio, Paz, Estrela, Cadú, Lucas, Helder, Fredy, Zito, Milson, Zine, Rui e Ivan.     

No final do treino, na capital do país, o atacante Mabululu expressou à imprensa, que embora ainda reduzido, o grupo está determinado a dedicar-se para conseguir o triunfo diante dos malgaxes e a qualificação para o CAN2024, que deveria acontecer este ano.         

Posição idêntica, foi manifestada pelo seu colega Eddie Afonso, considerando estarem todos focados no alcance dos objectivos da selecção angolana, independentemente de qualquer outro factor que afecta o futebol do país.

“Neste momento, estamos imbuídos do sentimento patriótico e tudo faremos para ganhar o jogo e o apuramento”, disse, o defensor do Petro e dos Palancas Negras.         

O desafio do Lubango é referente à 6ª e última jornada do Grupo E de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN), na Côte d´Ivoire, no próximo ano.  

Angola está na segunda posição da série, com oito pontos, menos um que o líder Ghana, a RCA é terceira, com sete,  enquanto o Madagáscar possui apenas dois. A Selecção Nacional é constituída pelos seguintes jogadores:  

(Guarda-redes)

Neblu (1° de Agosto), Kadú (Oliveira do Hospital de Portugal) e Gelson (Interclube).

(Defesas)

António Hossi (1° de Agosto), Tó Carneiro), Eddie Afonso, Quinito (Petro de Luanda), Buatu (Valênciennes (França), Kialonda Gaspar (Estrela Amadora de Portugal) e Murilo Fortuna (Gente da Bélgica).

(Médios)

Rui Modesto (AIK Estocolmo Suécia), Fredy (Antalyaspor da Turquia), Beni (Casa Pia de Portugal), Bruno Paz (Konyaspor da Turquia), Keliano (Estrela Amadora de Portugal), Megue (Petro de Luanda) e Estrela (Erzurumspor da Turquia).

(Avançados)

Zine (AEK Atenas da Grécia), Mabululu (AL Ittihad Alexandria do Egipto), Gilberto (Petro de Luanda), Milson (Maccabi Tel Aviv (Israel), Chico Banza (Anorthosis do Chipre), Hélder Costa (Leeds da Inglaterra).

Ivan Cavaleiro (Lille da França), Gerson Dala (Al - wakrah do Qatar), Depú (Gil Vicente de Portugal), João Lucas (Shanghai Port da China) e Zito Luvumbo (Cagliari da Itália). VAB

 

 





+